Livros sobre questões infantis

Por Bel Linares e Alcy

Como conversar com meu filho sobre nossa separação ou sobre nascimento da irmã?

Não consigo colocar limites…

Como lidar com as reações que ele possa ter ao saber que é adotado, ou às reações que está tendo em relação ao desfraldamento?

Como agir frente a birras, mordidas?

Estas são algumas dúvidas e incertezas muito frequentes dos pais.

É importante, frente a qualquer problema ou questão, encará-los com a máxima sinceridade e verdade e procurar envolver e comprometer a criança, dentro de suas possibilidades, na busca de solução ou elaboração destes. Devemos respeitar seus verdadeiros sentimentos e oferecer um espaço seguro no qual ela possa explicitar e extravasar suas emoções.

A minha vivência de atendimento, acolhimento e orientação aos pais e às crianças, e de orientação aos educadores do Recreio, me fez perceber a necessidade de criar um material para auxiliar adultos e crianças, a lidar com estas questões.

Surgiu então a idéia de fazer livros temáticos sobre os eventos mais comuns e freqüentes da infância, para oferecer a pais, educadores, terapeutas e crianças, uma ferramenta auxiliar na abordagem e elaboração das questões infantis. Eu e Alcy nos unimos neste projeto, Alcy contribuiu com uma ilustração muito expressiva, bem humorada e brincalhona e eu na forma de apresentar os temas e seus desdobramentos.

Os livros não contém texto, pois isto ajuda as crianças a se reconhecerem e se projetarem nas imagens, facilitando a elaboração de suas questões”.

Bel Linares

A coleção Crescer está sendo editada pela Salamandra / Moderna e os dois primeiros livros abordam a adoção, o nascimento de outro filho, a separação dos pais, a entrada na escola e inclusão, o crescimento do irmão menor e internação hospitalar.

• O dia em que eu fiquei sabendo
  • E agora? Vão tomar o meu lugar?
  • Papai e mamãe estão se separando!
  • E essa tal de escola? Como será?
  • Para com isso, pirralho!
  • Hospital não é mole!

Coleção Crescer / Editora: Salamandra / Moderna