A alimentação na escola é mais um momento especial, as crianças se sentam em pequenos grupos e compartilham seus gostos com os colegas. Os lanches e almoços saborosos e nutritivos são preparados na escola com supervisão de uma nutricionista e adequados a cada faixa etária.

Hora do almoço!

O almoço é fornecido pelo Recreio para as crianças de período integral e para aquelas que fazem parte do período da manhã ou da tarde e precisam almoçar na escola. Cada grupo tem um horário para almoçar, respeitando o ritmo e as necessidades da faixa etária, cuidando para que as refeições possam ser apreciadas pelas crianças, promovendo a educação alimentar apresentando convites  à experimentação, através da diversidade de alimentos oferecidos e sua apresentação.

Autonomia de se servir

A partir do G3 as crianças têm autonomia para se servirem. Os alimentos são dispostos em travessas sobre um aparador à altura delas, que com seu prato individual vão se servindo, escolhendo o que comer e a quantidade desejada. As educadoras acompanham esse movimento e incentivam a escolha de todos os alimentos. Após as crianças se servirem, travessas menores com os alimentos são colocadas nas mesas dos subgrupos, as educadoras conversam sobre estes e incentivam a experimentação. Após comerem as crianças levam seus pratos e talheres para a bancada da cozinha, raspando o prato em lixo próprio. A sobremesa é servida na própria mesa e as crianças escolhem se querem comer a fruta inteira, com casca ou sem casca, ou em pedaços. Mas isso acontecia antes da pandemia. Atualmente os pratos já vem porcionados da cozinha, tanto os do prato principal mais salada, como os de sobremesa.