Crianças que completam quatro anos no primeiro semestre e seis no segundo.

Autonomia

Neste ciclo do Grupo dos maiores, a criança adquire maior percepção de suas potencialidades, aprende a utilizar seus recursos próprios, tanto nas vivências pessoais, como nas situações de pesquisa e aprendizagem. Gradualmente passamos a deixar nas mãos das crianças aquilo que já têm capacidade de lidar e as incentivamos a usar suas experiências anteriores para fazer novas descobertas, planejar suas ações buscando alcançar um objetivo e relacionar situações e conhecimentos entre si.

Sociabilidade

Nessa etapa do crescimento, importa muito ajudar as crianças a construir atitudes e valores que permitam um convívio social saudável e a abertura para a aquisição de novos conhecimentos relativos ao seu grupo de colegas e também à comunidade da escola em geral. 

Para tanto, adotamos diferentes estratégias, como subdividir o grupo em alguns momentos da rotina, para uma determinada roda de conversa, para um uso específico da biblioteca e do ateliê ou numa atividade de culinária e até para determinados jogos coletivos. Essa forma de convívio em atividades conjuntas planejadas intensifica a interação e proporciona que as crianças compartilhem seus conhecimentos em torno de um tema centralizador, contribuindo para que se conheçam melhor, aprendam a se respeitar e ampliem suas parcerias nestes e em outros momentos.