Cuidar e educar

A escola de educação infantil é um ambiente muito especial, é a primeira vez que a criança deixa o universo da família, espaço resguardado e particular, para entrar em um universo social mais amplo. Educar crianças tão pequenas requer, portanto, um vínculo afetivo com cada uma, atenção a suas particularidades – ritmo, necessidades e interesses –, confiança em suas habilidades e atenção ao seu bem-estar. A rotina escolar deve garantir tanto situações ricas e desafiadoras para o seu desenvolvimento, quanto apoio ao seu caminho particular e cuidado com questões fundamentais como higiene, alimentação e descanso. Tudo isso é fundamental para que a criança se desenvolva de maneira saudável em um ambiente coletivo, confiando em si mesma, no mundo e nas pessoas que a cercam.

A escola

A escola de educação infantil deve proporcionar a cada aluno situações que potencializem seu desenvolvimento e aprendizado. Para isso, as rotinas, as atividades e as situações educativas devem ser pensadas considerando as especificidades de cada faixa etária e os interesses e necessidades revelados no percurso trilhado por cada grupo e pelas crianças que dele fazem parte. Isto, sempre levando em conta princípios e objetivos a serem atingidos, a partir de uma proposta pedagógica constantemente revista.

A escola e a cultura

A escola favorece a imersão da criança no mundo social. É o momento de se socializar, de descobrir e aprender os parâmetros e as riquezas da vida em grupo e de nossa cultura. É muito importante que esta primeira experiência de fazer parte de um grupo seja uma experiência positiva e saudável. Que a criança possa, neste processo de socialização, conhecer a si própria, aos outros e a cultura em que está inserida, desenvolvendo em suas experiências e brincadeiras suas múltiplas linguagens. Desta forma, ao mesmo tempo em que criança adentra o universo social e cultural, ampliando seu repertório, desenvolve recursos próprios, vive a alegria e encantamento da descoberta e da troca com o outro, e nos surpreende com a imprevisibilidade e criatividade de seu universo infantil.

A criança

Infância é tempo de ser criança. Por isso é imprescindível ter um bom conhecimento do universo infantil, sensibilidade e uma boa comunicação com as crianças. É através de muita brincadeira, de vivências significativas com outras crianças, com adultos, com o meio e com os objetos ao seu redor que a criança tem a oportunidade de exercitar e ampliar suas potencialidades, sendo, neste percurso, autora de seu próprio desenvolvimento.

Atividades das crianças

Nosso objetivo é participar e contribuir na formação de cidadãos íntegros e conscientes, valorizando a infância como infância.

A brincadeira e o faz de conta

O brincar é a linguagem essencial da criança, um gesto espontâneo de seu ser. Gesto que a coloca em relação consigo mesma, com o mundo, com as pessoas que a cercam e com a cultura e humanidade a que pertence.

A rotina

Entendemos que a rotina das crianças no Recreio precisa estar bem articulada, considerando o ritmo de cada uma, do grupo, suas necessidades, interesses, as propostas das atividades e os espaços em questão.

Autonomia

Para que a criança possa ser autora de sua própria história é fundamental que ela possa desenvolver recursos próprios para lidar com as diversas situações de sua vida.

Convivência e cooperação

O sentir-se parte de um grupo, estabelecendo vínculos de respeito consigo mesmo, com o outro e com o coletivo, e o saber relacionar-se nas diversas situações, são advindos do convívio diário com as pessoas da escola: colegas, educadores e outros funcionários.

Projeto interação

É parte primordial desse processo desenvolver nas crianças uma série de posturas e atitudes como:

• Curiosidade, participação ativa e interessada em conhecer e aprender;

• Capacidade de relacionarem-se de forma respeitosa, afetuosa e solidária;

• Autonomia frente às tarefas e desafios que enfrentam;

• Atenção a direitos e deveres.

Essa nova forma de convívio, em atividades de interação conjuntas, gera uma relação muito especial entre as crianças e possibilita que compartilhem seu conhecimento em torno de um tema centralizador, que se conheçam melhor, se respeitem e, de fato, se unam ao conversar e brincar espontaneamente.

O papel do educador

O educador tem papel fundamental dentro do processo de desenvolvimento da criança. Dentre suas atribuições, as principais são:

• observar cada criança individualmente;

• coordenar e organizar o grupo, considerando as necessidades individuais e grupais;

• fazer a leitura dos interesses e necessidades coletivas, propondo desafios e situações educativas para que haja avanços na aquisição do conhecimento;

• estimular a pesquisa e a experimentação individual e coletiva;

• incentivar a aquisição da autonomia;

• registrar e avaliar o trabalho desenvolvido, para estabelecer metas e estratégias de ação junto às crianças;

• proporcionar um ambiente prazeroso de convívio e descobertas, em que o brincar e o faz de conta, tenham espaço privilegiado.

Nossos profissionais

A equipe de coordenação está em permanente contato com as crianças, com os educadores e com as famílias. Em cada período há sempre, ao menos, uma coordenadora pedagógica para atender a demandas eventuais, fazer observações gerais e acompanhar o trabalho desenvolvido nos grupos.

Nossos educadores têm formação acadêmica, e são constantemente instrumentalizados pela equipe de coordenação para o desenvolvimento da prática educativa, por meio de reuniões pedagógicas quinzenais gerais, de reuniões de coordenação específicas a cada grupo e de semanas pedagógicas semestrais coletivas. Todos os nossos profissionais estão envolvidos na formação das crianças, incluindo o porteiro, a cozinheira e as responsáveis pela limpeza.

Mantenedora e psicóloga
Bel Linares

Diretora
Maria Cecília Figueira de Mello