Flores e Sementes

Pensando em aproximar os pequenos da natureza, disponibilizamos para as brincadeiras e explorações das crianças do berçário elementos como sementes e flores.
Trouxemos sementes lisas, ásperas, pequenas, grandes, felpudas, compridas, finas, grossas… E cada uma destas foi explorada por elas com interesse e curiosidade, ao experimentarem texturas, cheiros, formas e tamanhos diferentes.
Fizemos alguns chocalhos com garrafa pet e possibilidades de sons e movimentos foram experimentadas pelas crianças. Quando fizemos uma cortina com estas garrafas, pendurando-as com fitas, a exploração passou a ser num plano diferente (na vertical), descobriram então que poderiam movê-las para um lado e para o outro, atentas também aos distintos sons que produziam, já que em cada uma havia sementes diferentes.
Pensando em trazer também a beleza das flores para o berçário, experimentamos apresentar aos bebês flores plastificadas, flores de diferentes formas, cores e tipos. Apreciaram o material atentamente e adoraram tocar no plástico e explorar a finura do material. Experimentaram levar à boca e ficaram com aflição. Após estas pesquisas, construímos móbiles proporcionando outras pesquisas, além de muita beleza para o nosso espaço.

Levaremos esta experiência para a instalação do berçário na V Mostra Cultural, mas antes desta, partilhamos aqui algumas imagens destas explorações e produções.

Apreciem!!!

Manu e Laura L.

[ngg_images gallery_ids=”78″ display_type=”photocrati-nextgen_pro_horizontal_filmstrip” ngg_triggers_display=”never”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *