O Recreio funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 18h30.
Período integral: das 8h00 às 17h00 (9 horas), das 8h00 às 17h30 (91⁄2 horas), ou das 8h00 às 18h00 (10 horas).
Meio período – manhã: das 8h00 às 12h00 (4 horas), das 8h00 às 12h30 (41⁄2 horas) ou das 8h00 às 13h00 (5 horas).
Meio período – tarde: das 13h00 às 17h00 (4 horas), das 13h00 às 17h30 (41⁄2 horas) ou das 13h00 às 18h00 (5 horas).
Havendo necessidade, o horário de chegada pode ser 7h30 e o de saída18h30.
Os pais deverão preencher a ficha de matrícula e a ficha de saúde e fazer uma entrevista com a psicóloga e diretora ou com uma das coordenadoras pedagógicas. A finalidade dessa entrevista é obter dados da história de vida da criança e de sua rotina diária, além de outros que nos auxiliem a compreendê-la, respeitá-la e acompanhá-la no Recreio (hábitos, preferências, horários, características etc.).
Como documentação apresentar: cópia da certidão de nascimento; cópia da carteira de vacinação; cópia do cartão do convênio médico; atestado médico. Enviar também duas fotos 10 X 15 (horizontal), uma da criança sozinha e outra da criança com sua família.
O berçário acolhe 8 crianças por período para garantirmos atendimento individualizado e respeito à rotina de cada criança. A proporção de bebês é de no máximo quatro para cada educador. Além dos educadores fixos, o berçário conta com a ajuda de auxiliar volante caso haja necessidade.
O espaço do Berçário procura atender às necessidades das crianças, tanto em termos de cuidados relativos à higiene, saúde, alimentação, como quanto à recreação. Os materiais, o mobiliário e brinquedos são pensados para fornecer desafios e possibilidades de pesquisa para as crianças. Assim, exclusivamente para uso das crianças que frequentam o berçário há:
-
quarto com berços –cada crianças tem o seu cantinho para dormir e estão instalados Esterilair e babá eletrônica;
-
espaço trocador – com lençol hospitalar, prateleiras para os pertences das crianças e para materiais de higiene;
-
copa com cadeirão, geladeira e microondas para atender às necessidades das crianças;
-
solário – com brinquedos, colchonetes; mini-escorregador; tanque de areia e cavalinho de mola para os maiorzinhos;
-
sala de recreação – com colchonetes, bebê-conforto, bebê-kolinho, espelhos na parede e todo o tipo de material necessário ao desenvolvimento das crianças: desde mordedores, móbiles, bichinhos de borracha e látex, até brinquedos de madeira ou construídos com sucatas.
Além disso, conforme sua condição e desenvolvimento as crianças passam a freqüentar também os outros espaços do Recreio: Visitar as tartarugas, andar e soltar bolhas de sabão no pátio da frente, explorar o pátio de terra e brincar no tanque de areia grande são coisas que as crianças do berçário adoram.
Comunicação Diária: Cada criança recebe um caderno individual, através do qual é enviado diariamente aos pais um registro (em ficha) de sua rotina de alimentação, sono e troca/higiene. Também são anotadas alterações de saúde e algumas observações importantes.
Os pais podem registrar na ficha, dados da rotina de seu filho(a) no período em que ele(a) não está no Recreio, assim como observações, dados de saúde e cuidados específicos.
O contato dos pais com os educadores e equipe de coordenação é aberto e importante, a troca de informações e observações contribui para um maior entendimento e melhor acompanhamento de cada criança e para efetivar a parceria entre escola e família. Há diariamente alguém da equipe de coordenação ou de direção no Recreio para atender os pais em situações emergenciais e questões específicas.
Reuniões de Pais: Estão previstas reuniões de pais semestrais com a participação das educadoras do grupo, da coordenadora e da psicóloga e diretora da escola e, além dessas, pode acontecer reuniões particulares entre os pais e a equipe de coordenação para tratar questões da criança e para um acompanhamento do trabalho que é realizado no berçário. Assim, além das reuniões coletivas, sempre que os pais ou a equipe de coordenação julgarem necessário, reuniões individuais com a família são realizadas.
Relatório semestral: Os pais recebem ao final de cada semestre o álbum Minha História no Berçário, que é elaborado pelas educadoras e é acompanhado pela coordenadora responsável e pela psicóloga. Esse álbum aborda aspectos tais como: o processo de adaptação, a rotina de cuidados da criança, seus interesses e explorações, sua comunicação e a forma como tem passado seus dias conosco. Além do texto, há algumas fotos que retratam o processo relatado.
-
Seguimos a orientação de cuidados indicada pelos pais na entrevista de inicial.
-
Para ministrarmos medicamentos pedimos que escrevam no caderno individual a justificativa de uso e especificações do período de tratamento e de posologia. As crianças não devem vir ao Recreio com alterações significativas de saúde ainda não diagnosticadas ou com febre. A volta à escola deve ser após 24 horas do fim da febre e livre de medicamentos antitérmicos.
-
Se ocorrida no Recreio, qualquer alteração significativa quanto à saúde será comunicada de imediato aos pais, que, dependendo do caso, devem vir buscá-la com brevidade.
-
A ficha de saúde, preenchida na época da matrícula, é atualizada semestralmente ou quando ocorrerem mudanças significativas quanto a cuidados, saúde e medicação.
-
No berçário as mamadeiras ou os copos individuais de água e suco permanecem no Recreio e são esterilizados diariamente em solução de Hidrosteril, em vasilhames próprios ao grupo. As mamadeiras de leite são enviadas diariamente para casa.
-
Na sala de sono está instalado um aparelho Sterilair, que ajuda a evitar reações alérgicas.
No berçário, os pais podem optar entre trazer toda a alimentação diária necessária ou utilizar, total ou parcialmente, a fornecida pelo Recreio (exceto o leite).
Nosso cardápio é elaborado visando uma alimentação saudável. Fornecemos sucos, frutas da época, papinha salgada e comida caseira. A papinha salgada é feita por nós, seguindo orientações de pediatra de nossa confiança. Para o almoço podem ser feitos dois tipos de alimentação: papinha salgada e comida caseira. O almoço de cada criança é oferecido de acordo com seu desenvolvimento e necessidade: só a papinha salgada ou papinha adicionada de comida normal ou só a comida normal. A sobremesa é composta de frutas da época.
O cardápio semanal é enviado aos pais via correio eletrônico e afixado no quadro de avisos da entrada.
O leite deverá ser enviado diariamente em medidas para preparo na escola ou já feito, na mamadeira ou em copos, sempre em quantidade suficiente para o período em que a criança permanece no Recreio.
As mães que amamentam podem vir amamentar na escola ou enviar o leite materno, que será aquecido em banho-maria e oferecido de acordo com a necessidade de seu filho(a).
Quando a criança estiver em dieta especial é necessário que os pais informem quais alimentos do cardápio podem ser oferecidos a ela ou que enviem toda sua alimentação diária.
As trocas de fralda são feitas segundo a orientação dada pelos pais na entrevista inicial. Assim, a cada troca, fazemos a higiene usando algodão umedecido ou dando meio banho, usando ou não sabonete individual. No caso de assadura, seguimos os procedimentos indicados e passamos as pomadas individuais especiais enviadas pela família. Após o almoço fazemos higiene bucal segundo orientação dos pais.
No trocador, para garantir mais higiene, usamos lençol hospitalar descartável e esterilizamos o colchonete ao final de cada troca.
O material de higiene de uso diário (algodão, álcool, cotonetes, lençol hospitalar, toalhas de papel, etc) é fornecido pelo Recreio, mediante taxa acertada na secretaria da escola.
Os pais devem enviar:
Como material permanente: Cobertor, travesseiro (se usar), duas mamadeiras pequenas ou dois copos com tampa de bico (para suco e água), saboneteira com sabonete ou frasco de sabonete líquido, pomadas necessárias às trocas de fraldas e material para higiene bucal (para crianças que almoçam no Recreio). Enviar também protetor de berço e chupeta se houver necessidade.
Semanalmente: Dois jogos de lençol, uma toalha de banho.
Diariamente: Uma sacola contendo trocas de roupa (frio e calor) em quantidade suficiente para o período que a criança permanecer no Recreio, fraldas descartáveis, dois sacos plásticos (um para roupa suja e outro para roupas molhadas). Para os pequenos, enviar também duas toalhas-fralda ou cueiros.
As toalhas de banho e os lençóis permanecem no Recreio até o término da semana, quando são devolvidos para serem trocados. Quando houver necessidade estes serão enviados para troca durante a semana.
Todos os pertences individuais devem estar marcados com o nome.
Todo material pedagógico e outros necessários ao atendimento às crianças são fornecidos pelo Recreio, mediante pagamento de taxa.
O período de adaptação da criança ao Recreio é discutido e combinado com os pais na entrevista inicial, acertando o horário de chegada em função de sua rotina e de suas necessidades, e quem vai acompanhá-la. O pai ou a mãe, ou outro adulto de referência, deve ter disponibilidade para permanecer no Recreio, pelo menos por uma semana, apresentando este novo espaço e particularizando os dados fornecidos na entrevista inicial. Nesta entrevista os pais recebem o texto Adaptação, elaborado pela equipe de coordenação, com dicas e orientações básicas para este período..
Por nossa experiência, este período transcorre tranquilamente para os pequenos (embora seja comum haver modificações em sua rotina), mas a escola se preocupa também com o acolhimento e a adaptação da família a essa nova fase. O período de adaptação é particularizado para cada criança, considerando as reações que ela vai apresentando no decorrer desse processo, tanto no Recreio como em casa.
A passagem da criança do berçário para o G1 é feita gradativamente, considerando seus interesses, necessidades e possibilidades.
Quando percebemos que o espaço, a rotina e a dinâmica do berçário passaram a ficar limitados para suas experiências, e que a criança está apta a iniciar novo processo, propiciamos que ela passe a frequentar os espaços utilizados pelo G1 e a participar de algumas brincadeiras e atividades com este grupo.
Inicialmente ela é acompanhada por uma das educadoras do berçário e permanece no G1 por um período. Gradativamente, esse tempo no G1 vai aumentando e a presença do educador do berçário diminuindo. Este processo transcorre de acordo com a necessidade e o ritmo da criança e a partir de avaliação dos educadores, da equipe de coordenação e dos pais.
Nesse período de transição, a criança tem ainda garantido seu espaço no berçário, mas vai conquistando e ampliando seu universo de ação fora deste.
-
O envio de comunicados é feito via correio eletrônico. Os pais podem também enviar e-mail com observações e solicitações para: recreio@escolarecreio.com.br.
-
O envio de objetos de apego, de brinquedos ou outros, depende da necessidade de cada criança. Para não haver troca é importante marcar com o nome.
-
Tendo questões e dúvidas sobre o trabalho, o cotidiano escolar e o acompanhamento de seu filho(a) procure a coordenadora do grupo ou psicóloga.
-
No calendário estão marcados os eventos anuais do Recreio e os feriados e recessos.
O valor da anuidade é diferenciado considerando o período de horas que a criança frequenta o Recreio e a forma de pagamento (à vista, em três vezes ou parcelas mensais)
O boleto bancário relativo às parcelas mensais é enviado por e-mail.