No G3 estimulamos a investigação através de situações e atividades planejadas e de brincadeiras que ajudam na construção da identidade própria da criança e de sua socialização.

Identidade e socialização

No G3, procuramos contemplar dois objetivos complementares: o primeiro é favorecer que a criança construa uma identidade própria; o segundo é promover a formação e a união do grupo. Nesta faixa etária, as crianças se descobrem fazendo parte de um grupo: as parcerias entre as crianças se fortalecem e também os conflitos se intensificam.

As brincadeiras de faz de conta são muito importantes nesta fase e no processo de socialização: seus temas se multiplicam e diversificam-se os papéis e enredos vividos pelas crianças, que começam a negociar entre si diversos aspectos da brincadeira. Reservamos muitas ocasiões e espaço para o livre brincar, organizamos materiais e ambientalizamos espaços, além da sala de faz de conta, para que o jogo simbólico se enriqueça.

Postura investigativa

A escola e o seu ambiente físico e humano, as notícias e objetos trazidos de casa, além de informações retiradas de livros e textos, bem como a ação e o pensamento brincante das crianças, são potentes para eleger temáticas de pesquisa e a formulação de hipóteses, contribuindo para que desenvolvam uma postura observadora e investigativa. Planejamos situações ou atividades de observação e cuidado com animais e plantas, de reutilização de sucatas e de não desperdício da água, entre outras, para semear atitudes de respeito para com a natureza.