Cuidamos das crianças do G3 enquanto estimulamos mais autonomia e a evolução no uso das linguagens, verbal para comunicar suas ideias, e da arte para se expressar, adquirindo cultura e repertório.

Entre o cuidado e a autonomia

As crianças do G2 são pequenas e necessitam de apoio e ajuda do adulto, que por vezes faz por elas o que ainda não podem fazer sozinhas, constituindo-se como o elo entre elas e o ambiente de seres e objetos. No entanto, é de muito valor para o seu desenvolvimento que, nesta relação educativa e de cuidado, as incentivemos a adquirir, dentro de suas possibilidades, maior autonomia e independência. Esta postura mais autônoma se apoia nas importantes conquistas motoras e de expressão, e tem uma etapa importante no desfralde. Deixar de usar fraldas e passar a usar o banheiro é um marco importante no crescimento das crianças, que passam a satisfazer suas necessidades da mesma maneira que os adultos e assumir maior controle sobre seu corpo.

Ampliação da linguagem

Favorecer a aquisição e a ampliação da linguagem falada é um dos focos de trabalho no G2. As crianças são incentivadas a descobrir maneiras mais adequadas de expressão, passando a utilizar cada vez mais a fala em vez da força física. No decorrer das conversas e brincadeiras, para além da expressividade facial e corporal, estimulamos as crianças a utilizar a linguagem verbal para comunicar suas ideias, para se defender, para resolver conflitos, expressar necessidades e desejos, transmitir afeto ou incômodos. A audição e a cantoria de músicas, bem como a leitura de histórias, são atividades muito frequentes na escola e que contribuem para a aquisição da linguagem verbal, ao mesmo tempo que enriquecem o repertório cultural das crianças.

A arte é outra linguagem a que damos muito valor e que desperta um forte interesse por parte das crianças, que buscam fazer suas marcas no mundo, cada vez com mais intenção nos seus gestos. Assim, oferecemos espaço para esta crescente criação, desenvolvendo atividades de desenho, pintura, colagem e modelagem.

Projeto identidade e preferências

Com foco na socialização, o projeto promove a interação entre as crianças e a formação da identidade individual e de grupo. O objetivo é criar um espaço de troca e diálogo entre as crianças a respeito de quem é cada um dos componentes do grupo. A ideia é que se vejam como diferentes e ao mesmo tempo que se reconheçam como integrantes de um grupo com identidade composta, justamente, pelas particularidades de cada um.