Sentir-se segura e com liberdade para agir no espaço é fundamental para a criança no G1.

As crianças do G1 são pequenas e demandam cuidados especiais. Assim, os educadores estão permanentemente atentos às suas necessidades físicas e motoras, afetivas e cognitivas e recebem e acolhem as crianças, demonstrando a elas que podem contar com seu apoio, orientação e ajuda em todos os níveis. Tal atitude é fundamental para que as crianças se sintam seguras e com liberdade para agir no espaço, interagir de maneira saudável, participar das atividades propostas e com isso aprender, desenvolver-se, ganhar autonomia e avançar em seu processo de socialização.

O brincar é uma linguagem

O brincar é a linguagem essencial da criança, um gesto espontâneo de seu ser, que a coloca em relação consigo mesma, com o mundo, com as pessoas que a cercam e com a cultura e coletividade a que pertence. Brincando, a criança conhece e comunica seus interesses e estabelece relações com objetos e pessoas, com o que é conhecido e desconhecido por ela. Neste sentido, a brincadeira livre e espontânea, assim como a seleção de repertório de brincadeiras tradicionais da infância, têm lugar privilegiado em nossa proposta pedagógica.

Investimos nas interações

Aqui no Recreio, investimos bastante nas interações entre as crianças. Ampliando seus relacionamentos para além da família, convivendo de maneira sistemática e cotidiana com colegas, educadores e funcionários, as crianças irão experimentar novas e diversas formas de relacionamento, o que possibilita que se identifiquem e se diferenciem do outro, conheçam a si mesmas e, assim, possam construir uma auto-estima positiva.