Cuidados e Saúde – a escola na pandemia

Devido à Covid-19, adotamos novos protocolos de saúde e higiene na escola. Entre eles, destacamos: os espaços comuns são higienizados seguindo os padrões estabelecidos por consultores da área, e os brinquedos e materiais são de uso exclusivo de cada grupo e esterilizados após o uso. Além disso, promovemos a higiene das mãos em vários momentos do dia.

Desenvolvemos uma cartilha de apoio à volta presencial com todos os protocolos a serem seguidos, para que as famílias e a equipe da escola estejam cientes e seguras com todas as medidas que foram e estão sendo tomadas para garantir a biossegurança no ambiente escolar.

Projeto híbrido (presencial e remoto)

Atualmente, estamos atendendo os grupos presencialmente duas vezes por semana. São dois grupos de diferentes faixas etárias por dia, que não frequentam simultaneamente o mesmo espaço. 

Para também atender as crianças que não retornaram às atividades recreativas, continuamos com atividades remotas: duas vezes por semana temos atividades  on-line com os educadores de referência; uma vez por semana com o professor de música, além de duas atividades do projeto inter-idades.

Procuramos privilegiar, mesmo à distância, os vínculos entre as crianças e educadores; o incentivo às brincadeiras e a promoção de situações que instigam a curiosidade e o aprofundamento de suas pesquisas; o espaço para a descoberta e exercício de suas potências. Assim, procuramos garantir experiências que são importantes para as crianças e seu desenvolvimento e que possam ser vividas no espaço e com as pessoas que estão em casa.

Buscamos também promover o mínimo de tempo na frente das telas, priorizando, além dos encontros online, a postagem de materiais que estimulem e organizem as trocas entre as crianças e a construção de um repertório do grupo. 

Os pais na escola

O contato dos pais com as coordenadoras pedagógicas, a psicóloga e os educadores é constante, aberto e direto. A participação da família na vida escolar das crianças é importante e incentivada de várias maneiras:

  • Os pais podem conversar com os profissionais que lidam diretamente com seus filhos sempre que possível nos momentos da entrada e da saída.

  • Também é possível marcar reuniões com as coordenadoras e com a psicóloga, tanto para conversar sobre dificuldades específicas da criança quanto sobre dúvidas mais gerais, agendando-as por telefone ou por email.

  • Os pais podem dar suas sugestões e opiniões através do contato direto ou por email.

  • Regularmente são promovidas palestras com profissionais convidados ou conversas e debates sobre tema emergente ou importante.

  • São realizadas, anualmente, a Festa Junina, o Fim de tarde Cultural e a Mostra Cultural com a presença dos alunos e seus familiares. Realizamos também o Sábado de Atividades, em que pais e alunos desenvolvem juntos várias atividades planejadas.

  • Os pais do G4 também participam do café da manhã preparado pelas crianças, no sábado do acantonamento.

 

Transporte e uniforme

Transporte

O Recreio não possui sistema próprio de transporte, mas indicamos perueiros que podem buscar e levar as crianças. Informações na secretaria pessoalmente, por telefone ou por email.

Uniforme     

O uso do uniforme é opcional, mas pode ser adquirido na secretaria. Temos camisetas de cores variadas, agasalhos, saias-short, bermudas, bonés. O uso da camiseta do Recreio só é obrigatório em dias de passeio.

 

Recreação de Férias

Para as crianças a partir do G1 oferecemos em julho e, em alguns anos, em dezembro, a possibilidade de participar da Recreação de Férias.

Para este período, os educadores auxiliares planejam e organizam situações de brincadeiras, de plantio, de construção, de pesquisa, de culinária, de forma mais solta do que as do dia-a-dia letivo e com crianças de idades diferentes. São formados dois grupos, o dos menores (G1 e G2) e o dos maiores (G3, G4, G5) que têm atividades e brincadeiras específicas e também se encontram em momentos de interação. 

Neste manual você encontrará regras, procedimentos e informações a respeito do funcionamento do Recreio. Por favor, leia com atenção.