Acreditamos que as crianças precisam ter contato com áreas verdes pois, além de se relacionarem diretamente com este ambiente tão fundamental, são despertadas para a diversidade de plantas e suas características. Assim. neste semestre, o G4M e o G5M se encontraram para pesquisar sobre as árvores ao redor da escola e que compõem o nosso jardim. As crianças foram divididas em dois subgrupos mistos, fixos. Diego, professor do G4, acompanhou o trabalho dentro da escola; Lúcia, professora do G5, foi a campo com as crianças. Os dois subgrupos participaram das duas pesquisas.
A forma com que desenvolvemos este tema para além dos muros da escola, propiciou a observação para o bairro em que o Recreio se encontra, oferecendo uma forma privilegiada de as crianças conheceram parte de nossa cidade.
Abaixo registros deste projeto:
Detetives de Jardim – Estudo interno (Diego)
“Foram encontros recheados de muitas investigações; os jardins da escola neste semestre tornou-se nosso grande laboratório, descobrimos diferentes tipos de sementes e como plantá-las. As diversas formas e texturas das folhas e troncos também nos ajudaram na identificação de muitas árvores, algumas ainda pequenas; outras já com alguns frutos. Descobrimos que existem plantas que precisam de terra, mas que outras conseguem viver apenas amarradas no tronco das árvores.
Nos deliciamos com as doces amoras e também com as mexericas que encontramos lá no quintal do GO. Nosso paladar também foi surpreendido, experimentamos algumas folhas amargas, outras ardidas, ou com sabores leves e de perfumes intensos… Sim! Nossa horta tem muitos temperos e ervas: manjericão, capuchinha, hortelã, orégano, alecrim e capim limão são os preferidos das crianças.
Além de descobrir um montão de coisas dos nossos jardins também iniciamos o plantio de algumas plantas na varanda de cima, onde hoje podemos encontrar feijão, agrião, melancia, abacaxi e algumas suculentas, plantas que precisam de pouca água para ficarem bem.
Nossas descobertas não acabam por aqui; estes detetives vão entrar em férias, mas logo estarão de volta para explorar cada cantinho verde da escola.”
[nggallery id=”38″]Super detetives da Natureza – Árvores do entorno da escola (Lúcia)
“Sair dos muros da escola e poder andar juntos pelas calçadas das ruas vizinhas, partilhando uma aventura e focando o olhar… A proposta era observar as árvores que aparecessem pelo caminho, registrando-as com fotografias e aguçando a percepção do que possuíam em comum e do que lhes era único: às vezes o cheiro da folha, como no caso do limoeiro, às vezes o tamanho gigantesco, como o das palmeiras imperiais. Com o segundo grupo, as descobertas foram além, pois já reconheciam muitas das árvores que haviam observado na escola, agora encontradas em outros espaços e com tamanhos distintos: amoreiras, pitangueiras, bananeiras.
Para ambos os grupos, a diferença da ocupação do entorno dos dois trajetos que fizemos, ficou evidente. Ao seguirmos o muro da escola para o lado direito de quem sai pelo portão, perceberam que havia muitas casas grandes, árvores e poucos carros. Ao seguirmos à esquerda e descermos a R. Pio XI, as árvores eram poucas, os carros muitos e até havia ônibus passando. Repararam em cabeleireiros, academia, restaurantes e mercados. Os dois conversaram com alguns vizinhos e descobriram num jardim um pé de milho e em outro um pé de café.
As fotos tiradas pelas crianças contam bastante do seu olhar curioso frente a natureza e às descobertas .”
[nggallery id=”39″] [nggallery id=”41″]Como atividade final, realizamos um passeio ao parque Villa Lobos, buscando relacionar os conhecimentos pesquisados na escola com o que observamos no local.
Conhecemos, com os monitores, a horta do parque e revimos processos de plantio e cuidados já vivenciados neste projeto. O espaço foi propício também para muitas brincadeiras e um bom piquenique!
[nggallery id=”42″]