Acantonamento G4/2013

Pais e mães do G4,

nosso acantonamento contou com ingredientes especiais este ano: casa nova, dias de chuva que não passavam e muita expectativa das crianças e equipe, sem falar dos pais.

Antes do grande dia, preparamos com as crianças o nosso evento – as brincadeiras que faríamos, nosso cardápio, quem dormiria do lado de quem… contando que esta composição traria segurança para os pequenos, além de ser significativa para todos.

No dia, fomos coroados com uma bela noite. Ao invés de recebermos as crianças no espaço interno, foi na areia o nosso encontro inicial e bonito vê-los brincar juntos, momento raro apesar da proximidade – as crianças de período integral se deliciaram com todas as possíveis parcerias acontecendo no mesmo momento.

Depois de certo tempo, fomos ao salão combinar a nossa noite e trocar brincadeiras que os grupos haviam escolhido para brincarem juntos; muitas destas relembradas pelos avós no nosso projeto “Antigamente era assim…” – Passa anel, Gato mia, Estátua… Neste momento, a noite chegava e os olhinhos exploravam o espaço de uma forma diferente, olhavam pela porta de vidro, para cima, para os colegas… A partir daí, a cumplicidade que foi se instalando entre todos, tanto da equipe quanto das crianças, marcava o diferencial desse evento.

Preparamos o jantar – salada e lasanha (com sorvete e uvas, já prontos) – e Nice, cozinheira, foi falando os passos para todos montarem a lasanha juntos. Em seguida, fomos brincar novamente; agora com as lanternas, tão esperadas: brincamos de Polícia e ladrão (as crianças e os educadores se dividiram em dois grupos e um deles foi se esconder) e exploramos com as lanternas todos os cantinhos da escola; algumas crianças até acompanharam por um tempão uma taturana no seu percurso perto das tartarugas.

Jantamos, e já, algumas crianças começaram a sinalizar certo cansaço… mas ninguém se entregou, firmes para o Caça ao tesouro, descoberto através de pistas deixadas pelo espaço para as crianças.

Por fim, um filminho para acalmar – O Reino Escondido– enquanto dávamos um banho, priorizando aqueles que já estavam entregues. Adoraram tomar banho na “banheira” do G1 e G2, lembrando de quando eram pequenos e reconhecendo a toalha que, na maioria, foi com certeza escolhida por eles.

O sono das crianças se deu na sala do G3, nas caminhas preparadas pela Nalva e Ivete. Cada um no seu tempo foi adormecendo, seguros e contentes pela aventura do dia. Foi uma noite tranquila e, de manhã, a certeza de uma boa aventura vivida.

O café da manhã, na escola, junto aos pais, trouxe a sensação de integração e também de reconhecimento do quanto estes pequenos já podem confiar e se cuidar.

Agradecemos a parceira e confiança de vocês. Vejam algumas imagens desse bom momento.

[nggallery id=25] [btn_green url=”https://www.escolarecreio.com.br/eventos/eventos-dos-grupos/acantonamento-do-g4/” target=”_self” position=”left”] Voltar para Acantonamento do G4[/btn_green]