Projeto Caixas

“O Projeto Caixas” surgiu a partir do interesse e da necessidade das crianças em procurar por espaços em que pudessem se esconder, lugares que as acolhessem, contivessem e nos quais pudessem desenvolver suas brincadeiras.
 Desde o semestre passado, brincavam nos emborrachados da sala, acomodando-se nos vãos entre eles; também descobriram a possibilidade de movimentá-los, coordenando suas ações e esforços para fazê-lo, tanto pelo simples prazer de exercitar esse deslocamento, como para compor novos cenários.

A partir deste interesse do grupo, e das pesquisas individuais, e percebendo que seria um bom tema de trabalho para esta faixa etária, passamos a investir nesta brincadeira. Trouxemos caixas de papelão, as colocamos pelo chão da sala e observamos como as crianças, individual e coletivamente, as exploravam…
Aos poucos foram surgindo diferentes possibilidades de utilização destas, em brincadeiras que suscitavam desafios corporais e espaciais – ao entrar e sair, empilhar, subir em cima, carregar… – e outras em que escolhiam objetos, almofadas, tecidos, livros, animais de plástico e brinquedos de escritório para colocar dentro. Também as inseriram em suas brincadeiras de “faz de conta”, tornando-as ainda mais gostosas.
Esta brincadeira é muito querida pelas crianças, tanto que muitas vezes ao entrarmos na sala elas logo vão para o cantinho das caixas e começam a “desempilhá-las”, buscando-as espontaneamente para brincar.

Favorecendo a ampliação desta brincadeira passamos também a levar as caixas para outros espaços da escola, como salão, pátio da frente e pátio da areia, as colocando no chão e observando como interagiam com o material. O espaço externo em que mais gostaram de explorar as caixas foi o da areia. Lá surgiram divertidas e velozes farras coletivas, verdadeiras “corridas de caixas” no piso ao lado do tanque de areia e no terraço. A maioria das crianças tem se mostrado bastante envolvida nesta brincadeira, seja “pilotando” as caixas, seja vibrando, torcendo e dando risada ao ver seus colegas empurrando-as em velocidade, um atrás do outro, fazendo um barulhão.

Por ser um projeto tão querido e que faz parte do dia a dia do G1T, o escolhemos para nos representar na V Mostra Cultural do Recreio. E agora, em primeira mão, partilhamos um pequeno recorte deste projeto realizado ao longo do ano de 2015.

Tathiana, Juliana e Laura.