Home   PPP – 8. Projeto Além Muros

PPP – 8. Projeto Além Muros

Para nós, um dos focos do trabalho do Recreio é promover atividades e eventos para além dos muros da escola, ampliando a visão das crianças sobre a cidade e o mundo em que habitam. 

Conhecer o entorno da escola, andar na rua, rever e descobrir caminhos, observar, brincar e reconhecer a praça como espaço coletivo. Perceber-se como agente de transformação, avaliando necessidades, planejando intervenções, modificando e ocupando o espaço, transformando-o. Essa é uma experiência que as crianças dos grupos dos maiores vivem em projetos inter-idades que acontecem no Recreio. 

Caminhar pelo bairro, conhecer pessoas diferentes e se relacionar com elas, observar construções diversas, visitar a feira-livre, reconhecer e conversar com a vizinhança, ou ainda colher pedrinhas e folhinhas na praça ou pelos caminhos, proporcionam às crianças, tanto as menores quanto as maiores, vivências muito ricas e aprendizados únicos. 

Além de se perceberem como parte de uma comunidade maior do que a da escola, as crianças têm, através do projeto Além Muros, oportunidade de experimentar, viver e aprender diversos conteúdos. A cada saída, percebemos que o olhar delas para o entorno do Recreio se modifica e sua visão se amplia. Brincar, conhecer, explorar e interferir no entorno da escola passa a ser possível.

Além disso a relação das crianças entre si e a relação delas com os diferentes educadores que as acompanham nesses passeios, se diversificam, se aprofundam e se diferenciam por ocorrerem num espaço que não o do Recreio.

O olhar da comunidade ao redor do Recreio também se modifica e se amplia. Temos ouvido comentários tipo: “Ah, o Recreio, aquela escola que passeia com as crianças pelo bairro”, “As crianças da escola fizeram uma intervenção linda na praça!”, “Nossa! Crianças tão pequenas andando tudo isso!”

E assim seguimos, ocupando espaços e transformando olhares e visões. Não é à toa que nossa Festa Junina tem acontecido na Praça Waldir Azevedo. Aos poucos, o Recreio vive também o entorno de seu espaço físico.