Jogos com Regras no G3T

Um dos trabalhos que realizamos no G3 é com jogos de regras. Durante o ano, escolhemos jogos diferentes a partir dos quais as crianças, de forma divertida, entram em contato com alguns conceitos matemáticos. 

Dividimos este trabalho em dois momentos. Nos cantinhos do início da tarde disponibilizamos jogos dos quais as crianças já estão mais apropriadas das regras ou que sejam de mais fácil domínio; assim as crianças podem jogar mais autonomamente, sem precisar que acompanhemos a partida tão de perto. O segundo momento acontece com o grupo dividido, quando apresentamos novos jogos, que normalmente têm regras mais complexas, ou que envolvem habilidades que precisam ser desenvolvidas e, portanto, precisam ser acompanhados mais de perto.

Nos cantinhos, temos oferecido o Quebra Gelo, e as crianças se auxiliam na montagem do tabuleiro e estão apropriadas dos combinados e das regras. Sabem que devem martelar apenas um cubo de gelo por vez, e devem manter a foca o maior tempo possível sem cair, mas ficam tão ansiosos por sua vez, que em alguns momentos derrubam mais cubos que o necessário e até o tabuleiro todo. Neste momento precisam de ajuda para mediar os conflitos, rever regras e perceber que estão todas jogando juntas, e que se derrubam tudo de uma vez, as demais não conseguem participar da partida. Conseguem entender o significado de nossa ajuda, assim retomamos o combinado de que cada um na sua vez deve tentar martelar apenas um cubo de gelo.

O primeiro jogo escolhido para o trabalho como o grupo dividido foi o “Jogo do Ratinho” (veja os vídeos no final da página). Que é composto por um tabuleiro com trilhas de casas de seis cores diferentes, uma de cada cor: laranja, amarela, branca, verde, vermelha e azul. Para cada uma delas existe um rato da mesma cor, que as percorrerá; o objetivo é ver qual rato chegará ao final da trilha em primeiro lugar, em segundo e assim por diante. Para saber qual rato vai se mover, a cada jogada as crianças jogam o dado de cores, e o rato da cor do dado, anda uma casa por vez. Se, por acaso, uma criança tirar a cor de um ratinho que já tenha chegado ao final, passa o dado e a vez para o próximo colega da roda.
Este é um jogo cooperativo – em que todas jogam juntas, torcendo pelos ratos – e que conta com uma regra única, que regula a ação de todos e o funcionamento do jogo. Este jogo auxilia no processo de entendimento que cada um tem a sua vez e que precisam esperar por esta; requer que saibam reconhecer a correspondência da cor sorteada no dado, com a cor do ratinho, e que consigam andar uma casa por vez.

Quando apresentei o jogo às crianças e expliquei as regras, elas logo ficaram entusiasmadas! Sozinhas fizeram a associação que cada rato deveria ficar na trilha de sua cor trilha e assim organizamos o tabuleiro juntos. Combinamos de escolher uma parlenda para eleger o primeiro jogador, logo sugeriram algumas de seu repertório, como “Lá na rua 24”, “Em cima do piano” e “Unidunitê”. Então perguntei: “Como sabemos qual rato que vai andar?”, ficaram em dúvida; uns disseram que não sabiam, outros se lembraram do dado, este que havia sido apresentado a eles juntamente com o restante das peças que compõe o jogo.

Têm se divertido muito com este jogo, e hoje já estão totalmente apropriados das regras, autônomos em suas jogadas, conseguem perceber quando é sua vez e quem é o próximo depois de si. Quando alguém está com dificuldade em saber com movimentar o rato, ou qual será a casa em que se colocará o rato, prontamente se ajudam. É gostoso de ver como têm se empenhado nessa atividade!

O jogo que iniciamos agora é o Loto, composto por seis cartelas, cada uma com figuras diferentes das outras. Para cada imagem na cartela existe outra igual e individual que será sorteada com as demais. Cada criança recebe uma cartela e o primeiro a completar a cartela ganha. A partida termina quando todos completarem suas cartelas.

Depois introduziremos o Jogo de Percurso, que conta com uma trilha única, um dado numérico, e as crianças devem mover seus peões em equivalência com o número sorteado nos dados. Serão novos desafios para as crianças do G3! Temos certeza que todas vão adorar… 

*Este relatório foi elaborado por Anna Carolina, auxiliar do grupo, sob supervisão de Laura. Anna acompanha as crianças e planeja o trabalho com jogos que acontece nos momentos do grupo dividido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *