II Mostra Cultural – Brincar junto aumenta o mundo

Um dos resultados mais visíveis da II Mostra Cultural, realizada em dezembro de 2012, foi a empolgação das crianças em apresentar aos seus pais e aos participantes do evento as descobertas e as brincadeiras desenvolvidas no Recreio. As crianças sentiam orgulho em mostrar aquilo que tinham feito”, conta Meg Fonseca, coordenadora da Escola e integrante da equipe de Direção. Com o tema “Brincar junto aumenta o mundo”, a Mostra apresentou aos pais algumas atividades realizadas pelos alunos e educadores durante todo o semestre.

O espaço da escola foi reorganizado para expor todas as instalações com os trabalhos. “Por serem atividades e experiências já vividas pelas crianças, elas se reconheciam nos espaços”, explica Laura Linares, da equipe de coordenação do Recreio e uma das organizadoras do evento. “Se sentiram muito à vontade e por meio da brincadeira e interação com as instalações puderam partilhar com seus familiares um pouco do que vivem e aprendem por aqui”.

Um desses espaços foi o “Inventando Cores“, no qual as crianças e os pais puderam misturar materiais com terra, carvão e beterraba para inventar novas tintas de cores diferentes.

Outro projeto desenvolvido com os alunos e apresentado durante a Mostra foi o “Brincadeiras Especiais“. Foram organizados espaços para brincadeiras diversas, como amarelinha, futebol de prego e bolinha de gude. O destaque neste espaço ficou para imensa Cama de Gato instalada especialmente para que adultos e crianças pudessem brincar juntos. “Foi muito bom ver os pais e as crianças brincando nos espaços, assim como a interação de todos os que vieram entre si”, conta Laura.

No espaço “Feitiços, bruxas e castelos“, as crianças de 2 a 4 anos organizaram materiais com a ajuda dos educadores e montaram um castelo com sala de feitiço onde todos os presentes da Mostra também puderam brincar. “A Mostra foi um retrato do Projeto Interação”, afirma Meg. “Esse trabalho consiste, entre outras coisas, no investimento em momentos de interação entre criança de diferentes idades, que brincando juntas e partilhando espaços e experiências no cotidiano da escola, aprendem e se divertem uma com as outras”.

[btn_yellow url=”https://www.escolarecreio.com.br/eventos/eventos-da-comunidade/mostra-cultural/” target=”_self” position=”left”] Voltar para Mostra Cultural [/btn_yellow]