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G5

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Faixa etária

Crianças que completam cinco anos no primeiro semestre e seis no segundo.

 1. Horário

O Recreio funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 18h30.

Meio período, manhã, das 8h00 às 12h30 (4 1⁄2 horas) ou das 8h00 as 13h00 (5 horas).

Meio período, tarde, das 13h00 às 17h30 (4 1⁄2 horas) ou das 13h00 às 18h00 (5 horas).

Período integral ou estendido. A possibilidade de frequentar o Recreio em período integral, estendido ou alternativo é participar do Grupo Oficina (GO). Para saber mais sobre o GO, acesse aqui.

Observação: o período da manhã pode se iniciar às 7h30 e o da tarde pode se estender até 18h30.

 2. Matrícula

Os pais deverão preencher a ficha de matrícula e a ficha de saúde e fazer uma entrevista com a psicóloga ou com uma das coordenadoras pedagógicas. A finalidade desta entrevista é obter dados da história de vida da criança, além de outros que nos auxiliem a compreendê-la, respeitá-la e acompanhá-la com maior tranquilidade no Recreio (hábitos, preferências, características, comunicação, conquistas, dificuldades, etc.).

Apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento; cópia da carteira de vacinação e atestado médico. É necessário o envio de três fotos 5 X 7 (passaporte), para cartão de biblioteca, quadro de ajudantes, quadro de presença.

Agende uma visita.

 3. O Grupo 5 e seu espaço

O grupo 5 possui seu espaço próprio, planejado e organizado para oferecer desafios e situações educativas, contendo objetos, brinquedos, livros, jogos e materiais adequados às necessidades e particularidades da faixa etária.

Promovemos, dentro da rotina semanal dos grupos, momentos planejados e regulares de interação de crianças entre diferentes grupos, o que favorece a troca, a ampliação dos relacionamentos e do companheirismo, e a aceitação das diferenças, geram uma relação muito especial entre as crianças e proporcionam que compartilhem seus conhecimentos e repertórios, que se conheçam melhor, se respeitem e se unam ao brincar espontaneamente em outras situações.

Além da sala de referência, as crianças frequentam espaços coletivos em horários exclusivos ao grupo ou em momentos de interação entre grupos. Assim, participam de brincadeiras e atividades na sala de faz de conta, no salão, no pátio de terra, no pátio da areia, no pátio da frente, na biblioteca, no galpão ou na oficina de artes, por exemplo.

Cada grupo está sob a responsabilidade de um educador e de um auxiliar por período e tem número reduzido de crianças – são no máximo 18 crianças-, o que nos permite acompanhamento individualizado.

 4. Comunicação escola-família

Comunicação Diária: O relato da rotina de todas as crianças quanto a: alimentação, sono, evacuações, medicação e observações especiais, é feito diariamente em ficha grupal, que é afixada no painel do portão, no final do período.

O contato dos pais com os educadores e equipe de coordenação é aberto e importante, a troca de informações e observações contribui para um maior entendimento e melhor acompanhamento de cada criança e para efetivar a parceria entre escola e família. Há diariamente alguém da equipe de coordenação ou de direção no Recreio para atender os pais em situações emergenciais e questões específicas.

Relatórios: Semestralmente, os pais recebem um Relatório Individual e relatos de projetos e  atividades. O Individual relata o processo de socialização, o desenvolvimento nas diferentes áreas de trabalho e o envolvimento e crescimento da criança no semestre. Enviamos também por e-mail alguns relatos de experiências, passeios, projetos e brincadeiras significativas para o grupo. Todos os relatórios e relatos são elaborados pelo educador, sob orientação e supervisão da coordenadora pedagógica e da psicóloga.

Reuniões: Estão previstas três reuniões anuais de pais com a participação dos educadores do grupo, da coordenadora e da psicóloga. Uma no início, em que é exposta a Proposta Pedagógica do Recreio e a especificidade do trabalho no G5, e as outras, no meio ou no final dos semestres, para relato do trabalho em desenvolvimento ou desenvolvido em cada grupo e para discussão de temas pertinentes à faixa etária.

Além destas reuniões coletivas, sempre que os pais ou a equipe de coordenação julgarem necessário, reuniões individuais com a família são realizadas para troca de dados específicos à criança e conversas sobre possíveis questões individuais.

 5. Cuidados e Saúde

  1. Seguimos a orientação de cuidados indicada pelos pais na entrevista inicial e na ficha de saúde.
  2. Para ministrarmos medicamentos pedimos que escrevam no caderno Observações de Saúde, a justificativa de uso e especificações do período de tratamento, de posologia, os horários e outras instruções necessárias e que coloquem os medicamentos. na cestinha Medicamentos da secretaria.
  3. As crianças não devem frequentar o Recreio com alterações significativas de saúde ainda não diagnosticadas ou com febre. O retorno à escola deve ser após 24 horas do fim da febre e livre de medicamentos antitérmicos.
  4. Se ocorrida no Recreio, qualquer alteração significativa quanto à saúde será comunicada de imediato aos pais, que, dependendo do caso, devem vir buscá-la com brevidade.
  5. A ficha de saúde, preenchida na época da matrícula, é atualizada semestralmente ou quando ocorrerem mudanças significativas quanto a cuidados, saúde e medicação.

 6. Alimentação

O nosso cardápio segue orientação de nutricionista, é balanceado para as necessidades das crianças, leva em conta valores nutricionais e visa uma alimentação saudável. Procuramos fornecer alimentos naturais, evitamos o açúcar, não oferecemos frituras e privilegiamos o uso de ingredientes integrais. O cardápio semanal é enviado aos pais por e-mail e é afixado no painel do portão, junto à ficha de rotina grupal. Não é necessário enviar qualquer tipo de alimento.

A alimentação segue o período de frequência. Oferecemos o lanche da manhã, o da tarde e o almoço.

O lanche da manhã é composto por um suco de frutas, natural, uma fruta ou um sólido. O lanche da tarde é composto por suco, fruta e um sólido. As frutas são variadas e, como exemplo de sólido, oferecemos: bolo, pão caseiro, tortinha, pão com diversos recheios, legumes em palitinhos etc.

O G5 passa a trazer lancheira no segundo semestre. O lanche de casa deve seguir a orientação do cardápio do Recreio: um suco, uma fruta e um outro sólido. Não são aceitos guloseimas, balas e salgadinhos.

Buscamos nos momentos de alimentação, promover situações de escolha e estimular a autonomia das crianças de acordo com suas possibilidades e preferências. Assim, as frutas, por exemplo, são apresentadas inteiras e as crianças optam por comê-las assim, picadas ou amassadas e com ou sem mel e aveia. As crianças podem ainda escolher que recheio colocar em seu pão, entre os oferecidos no dia.

O almoço é oferecido tanto às crianças de período integral, como às do período da manhã ou da tarde, conforme acordado na secretaria. O almoço é preparado diariamente na cozinha do Recreio. Todos os dias servimos uma proteína (carne de frango, de peixe, de vaca ou ovo), legumes, verduras, arroz integral e feijão, e uma vez por semana é servido massa. As crianças são incentivadas a servir seu próprio prato e estimuladas a experimentar todos os alimentos do dia. Como sobremesa, oferecemos frutas ou doces feitos por nós. Em seguida, suco de frutas da época.

Incentivamos a ingestão de todos os alimentos oferecidos, buscando criar hábito alimentar saudável, mas respeitamos preferências e vontades passageiras.

Na sala há um filtro de água ao acesso das crianças, que têm copo individual marcado com seu nome e são incentivadas a se servirem sozinhas.

Quando a criança estiver em dieta especial, é necessário que a família informe quais os alimentos do cardápio podem ser oferecidos a ela ou que enviem toda a sua alimentação do dia.

Veja exemplo de cardápio aqui.

 7. Enxoval e Materiais

Todo material pedagógico, de culinária, de artes plásticas e outros necessários ao desenvolvimento do trabalho das áreas e do Projeto, é fornecido pelo Recreio, mediante taxa paga na secretaria.

Diariamente: Enviar trocas de roupa (calor e frio) em quantidade suficiente para o período em que a criança permanecer no Recreio. A roupa deve ser confortável e que possa se sujar em atividades de artes plásticas, culinárias e experiências. O calçado deve permitir a exploração com segurança dos brinquedos de parque e dos espaços (evitar Crocs, tamancos, sapatos com salto).

Para deixar na escola: Uma camiseta para as atividades de Artes Plásticas, dois números maior do que a criança costuma usar. Escova de dentes e pasta dental (para quem almoça no Recreio).

Uniforme: O uso do uniforme é opcional, mas na secretaria há bermudas, short-saia, camisetas de manga curta e de manga comprida, calças e casacos de moletom, bonés… Em dias de passeio a criança deve estar vestida com a camiseta do Recreio.

Todas as roupas e objetos pertencentes à criança devem estar marcados com seu nome, para evitar perdas e trocas.

 8. Higiene

Os educadores auxiliam as crianças na conquista de hábitos de higiene e garantem que fiquem limpas após micção e evacuação.

Além dos momentos antes e depois do uso da privada, promovemos a higiene das mãos em vários momentos do dia, principalmente antes da ingestão de alimentos e após brincarem nos espaços externos. Depois do almoço todas as crianças escovam os dentes com ajuda dos educadores.

 9. Adaptação

O período de adaptação da criança ao Recreio é discutido e combinado com os pais na entrevista inicial, acertando o horário de chegada, e quem vai acompanhá-la. O pai ou a mãe, ou outro adulto de referência, deve ter disponibilidade para permanecer no Recreio, pelo menos por uma semana, apresentando este novo espaço e particularizando os dados fornecidos na entrevista inicial. Nesta entrevista os pais recebem o texto Adaptação, elaborado pela equipe de coordenação, com dicas e orientações básicas para este período.

O período de adaptação é particularizado para cada criança, considerando as reações que ela vai apresentando no decorrer desse processo, tanto no Recreio como em casa. Consideramos que a família também se adapta a esta nova fase,  assim conversas com a equipe de coordenação são benvindas.

 10. Observações

  1. Toda sexta-feira é Dia de Brinquedo de Casa. Nesse dia, as crianças podem trazer seus brinquedos, jogos, livros, CDs etc, para que sejam explorados e trocados com o grupo.
  2. O envio de comunicados sobre reuniões, passeios, eventos, é feito via Internet.
  3. Indicamos perueiros caso haja necessidade.
  4. Para aqueles que têm necessidade, as crianças podem ser recebidas no portão.
  5. No calendário estão marcados os eventos anuais do Recreio, férias, feriados e recessos.

 11. Valores

O valor da anuidade é diferenciado considerando o período de horas que a criança frequenta o Recreio e a forma de pagamento (à vista, em três vezes ou parcelas mensais). O pagamento das taxas relativas à participação no G.O deve ser combinado na secretaria.

O boleto bancário relativo às parcelas mensais é enviado por e-mail.


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O Recreio foi fundado em 1982 e atende crianças de 4 meses a 6 anos, divididas em grupos, do Berçário ao G5, considerando-se a data de nascimento e as particularidades e necessidades de cada criança. Considera-se a seguinte regra quanto à faixa etária: julho de um ano até junho do ano posterior.
Os grupos têm número reduzido de crianças, o que nos permite um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento de cada uma.
Cada grupo possui seu espaço próprio, planejado e organizado para oferecer materiais e situações educativas adequadas à faixa etária e ao processo de desenvolvimento individual e do grupo, bem como para acolher o grupo em particularidades de sua rotina.
Nossa proposta é acompanhar e participar do processo de desenvolvimento de cada criança, em todos os níveis: cognitivo, físico, emocional e social. Nosso trabalho se baseia primordialmente na troca afetiva, no respeito a cada uma e na vivência grupal.
Para acompanhamento do trabalho realizado no grupo, acontecem quinzenalmente reuniões dos educadores com a coordenadora pedagógica responsável, abordando tanto o trabalho desenvolvido com aquele grupo, como o acompanhamento de cada criança. Além disso, os educadores participam também de reuniões formativas quinzenais e de semanas pedagógicas semestrais com toda a equipe pedagógica.
Todos os educadores responsáveis pelos grupos têm formação acadêmica. Os auxiliares estão fazendo curso superior ou têm formação acadêmica.Um diferencial do Recreio no atendimento às crianças é promover momentos de interação entre os grupos para que crianças de diferentes idades possam brincar e pesquisar juntas. Nesses encontros elas podem conviver com as diferenças, se espelhar no outro e aprender e trocar entre iguais.