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G1

2016-05-12 022

Faixa etária
Crianças que completam um ano no primeiro semestre e dois no segundo.

 1.Horário

O Recreio funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 18h30.

Período integral: das 8h00 às 17h00 (9 horas), das 8h00 às 17h30 (91⁄2 horas), ou das 8h00 às 18h00 (10 horas).

Meio período – manhã: das 8h00 às 12h00 (4 horas), das 8h00 às 12h30 (41⁄2 horas) ou das 8h00 às 13h00 (5 horas).

Meio período – tarde: das 13h00 às 17h00 (4 horas), das 13h00 às 17h30 (41⁄2 horas) ou das 13h00 às 18h00 (5 horas).

Havendo necessidade, o horário de chegada pode ser 7h30 e o de saída 18h30.

Observação: Há flexibilidade no horário de frequência no Recreio. Assim, o período da manhã pode ser ampliado até mais tarde, ou o período da tarde pode ser iniciado mais cedo; ou ainda a criança pode frequentar um período todos os dias e alguns dias no outro período, por exemplo: todas as manhãs e terças e quintas feiras à tarde. No G1 há flexibilidade também quanto ao número de dias frequentados, mas o mínimo é de três dias por semana e o período mínimo de permanência no Recreio é de 4 horas, sendo que o período da manhã se inicia às 8h00, e o da tarde, às 13h00. A definição de dias e horários de frequência precisa ser avaliada com a coordenação e acordada previamente na secretaria da escola.

 2. Matrícula

Os pais deverão preencher a ficha de matrícula e a ficha de saúde e fazer uma entrevista com a psicóloga e diretora ou com uma das coordenadoras pedagógicas. A finalidade dessa entrevista é obter dados da história de vida da criança e de sua rotina diária, além de outros que nos auxiliem a compreendê-la, respeitá-la e acompanhá-la com maior tranquilidade no Recreio (hábitos, preferências, horários, características).

Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento; cópia da carteira de vacinação; cópia do cartão do convênio médico; atestado médico. Enviar também duas fotos 5 X 7 e duas fotos 10 X 15 (horizontal), uma da criança sozinha e outra da criança com sua família.

Agende uma visita.

 3. O Grupo 1 e seu espaço

Os grupos têm número reduzido de crianças, o que nos permite um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento de cada uma. No G1 atendemos no máximo 16 crianças por período, sob responsabilidade de um professor e de um auxiliar. Além deles um auxiliar volante atende as crianças em momentos específicos – hora do leite e alimentação, para colocar crianças para dormir, nas atividades com tintas, nas brincadeiras no pátio de terra, por exemplo. Em alguns momentos da rotina,  o grupo pode ser subdividido para que propostas que exigem acompanhamento mais individualizado sejam melhor aproveitadas pelas crianças.

As crianças do grupo 1, participam gradativamente de momentos de interação, convive com outros educadores e com outras crianças, ampliando seus vínculos, suas relações e referências. Os momentos de interação propiciam grandes ganhos às crianças, geram uma relação muito especial entre as crianças e proporcionam que compartilhem seus conhecimentos e repertórios, que se conheçam melhor, se respeitem e se unam ao brincar espontaneamente em outras situações.

Além da sala de referência, as crianças frequentam espaços coletivos em horários exclusivos ao grupo ou em momentos de interação entre grupos. Assim, participam de brincadeiras na sala de faz de conta, no salão, no pátio de terra, no pátio da areia, no pátio da frente, no galpão ou na oficina de artes, por exemplo.

 4. Comunicação escola-família

Comunicação Diária: Cada criança recebe um caderno individual, através do qual é enviado diariamente aos pais um registro (em ficha) de sua rotina de alimentação, sono e troca / higiene. Também são anotadas alterações de saúde e algumas observações importantes.

O contato dos pais com os educadores e equipe de coordenação é aberto e importante, a troca de informações e observações contribui para um maior entendimento e melhor acompanhamento de cada criança e para efetivar a parceria entre escola e família. Há diariamente alguém da equipe de coordenação ou de direção no Recreio para atender os pais em situações emergenciais e questões específicas.

Relatórios: Os pais recebem pequenos relatos durante o ano, que vão construindo o álbum Minha História no Grupo 1. Esses relatos contemplam aspectos importantes da rotina e do desenvolvimento infantil, há uma parte teórica e outra que foca a criança no aspecto abordado. Todos os aspectos são ilustrados com fotos específicas.

Periodicamente são enviadas, pelo correio eletrônico, notícias sobre atividades realizadas e eventos significativos ao grupo.

Todos os relatórios são elaborados pelo educador do grupo, sob orientação e supervisão da coordenadora pedagógica e da psicóloga.

Reuniões: Estão previstas quatro reuniões anuais de pais, com a participação das educadoras do grupo, da coordenadora e da psicóloga e diretora da escola. A primeira acontece no início do ano para conversarmos sobre a adaptação e para exposição da proposta pedagógica do Recreio, e dos focos do trabalho que será realizado no grupo 1 ao longo do ano; duas outras, uma por semestre, apresentam o trabalho específico realizado com as crianças do G1; ao final do ano, uma última aborda, entre outros tópicos, um pouco do trabalho no Grupo 2.

Além destas reuniões coletivas, serão realizadas reuniões individuais com a família sempre que os pais ou a equipe de coordenação julgarem necessário, para troca de dados específicos à criança e conversas sobre possíveis questões individuais.

 5. Cuidados e Saúde

  1. Seguimos a orientação de cuidados indicada pelos pais na entrevista inicial e na ficha de saúde.
  2. Para ministrarmos medicamentos pedimos que escrevam no caderno Observações de Saúde, a justificativa de uso e especificações do período de tratamento, de posologia, os horários e outras instruções necessárias e que coloquem os medicamentos . na cestinha Medicamentos da secretaria. As crianças não devem frequentar o Recreio com alterações significativas de saúde ainda não diagnosticadas ou com febre. O retorno à escola deve ser após 24 horas do fim da febre e livre de medicamentos antitérmicos.
  3. Se ocorrida no Recreio, qualquer alteração significativa quanto à saúde será comunicada de imediato aos pais, que, dependendo do caso, devem vir buscá-la com brevidade.
  4. A ficha de saúde, preenchida na época da matrícula, é atualizada semestralmente ou quando ocorrerem mudanças significativas quanto a cuidados, saúde e medicação.
  5. As mamadeiras ou os copos individuais de água e suco permanecem no Recreio e são esterilizados diariamente em solução de Hidrosteril, em vasilhame próprio ao grupo 1. As mamadeiras de leite são enviadas diariamente para casa.
  6. Na sala de sono está instalado um aparelho Sterilair, que ajuda a evitar reações alérgicas.

 6. Alimentação

O nosso cardápio segue orientação de nutricionista, é balanceado para as necessidades das crianças, leva em conta valores nutricionais e visa uma alimentação saudável. Procuramos fornecer alimentos naturais, evitamos o açúcar, não oferecemos frituras e privilegiamos o uso de ingredientes integrais. Oferecemos água às crianças várias vezes ao dia.

Fornecemos sucos, frutas da época e comida caseira. O cardápio semanal é enviado aos pais por e-mail e é afixado no portão, junto à ficha de rotina grupal. Não é necessário enviar qualquer tipo de alimento, a não ser o leite (mamadeira ou copos fechados) ou derivado de leite (iogurte, danone) para o período da tarde.

A alimentação é oferecida às crianças de acordo com o período de frequência. Servimos lanche da manhã, da tarde e almoço. O almoço é oferecido tanto às crianças de período integral como às do período da manhã ou da tarde, conforme acordado na secretaria da escola.

O lanche da manhã e o da tarde são compostos por um suco de frutas natural e uma fruta fresca. As frutas são variadas e são apresentadas inteiras, picadas ou amassadas, de acordo com as possibilidades da criança. A introdução de outro tipo de sólido complementar às frutas, como bolo, pão caseiro, tortinha, pães com diferentes recheios, legumes em palitinhos, depende da necessidade avaliada pelos educadores e equipe de coordenação.

Preparado diariamente na cozinha do Recreio, todo dia o almoço traz uma proteína (carne de frango, de peixe, de vaca ou ovo), legumes, verduras, arroz integral e feijão, e uma vez por semana é servida massa. Como sobremesa, oferecemos frutas ou doces, feitos por nós. Em seguida, suco de frutas da época.

Buscamos em todos os momentos de alimentação estimular a autonomia das crianças. É incentivada a ingestão de todos os alimentos oferecidos, procurando criar hábito alimentar saudável. Ao mesmo tempo, preferências e vontades passageiras são respeitadas.

Quando a criança estiver em dieta especial, é necessário que a família informe quais, entre os alimentos do cardápio, lhe podem ser oferecidos; ou os pais enviam toda a sua alimentação do dia.

 7. Higiene

As trocas de fralda são feitas segundo a orientação dada pelos pais na entrevista inicial. Assim, a cada troca,  fazemos a higiene usando algodão umedecido ou dando meio banho, usando ou não sabonete individual. No caso de assadura, seguimos os procedimentos indicados e passamos as pomadas individuais especiais enviadas pela família. Não é necessário o envio de outro material de higiene, pois os de uso diário (algodão,  álcool, cotonetes, lençol hospitalar, toalhas de papel, etc.) é fornecido pelo Recreio, mediante taxa acertada na secretaria da escola. No trocador, para garantir mais higiene, usamos lençol hospitalar descartável e esterilizamos o colchonete ao final de cada troca.

O desfralde é feito gradualmente, conforme a condição de cada criança, em um trabalho conjunto casa-escola. No momento em que este processo é iniciado, entregamos aos pais o texto Desfraldamento, elaborado pelo Recreio, contendo orientações gerais sobre como agir neste período

Além dos momentos antes e depois das trocas, promovemos a higiene das mãos em vários momentos do dia, principalmente antes da ingestão de alimentos e após brincarem nos espaços externos. Depois do almoço todas as crianças escovam os dentes com ajuda dos educadores.

 8. Enxoval e materiais

Diariamente: Troca de roupa (calor e frio) em quantidade suficiente para o período em que a criança permanecer no Recreio.

Fraldas descartáveis em quantidade suficiente para o período. Um saco plástico para roupas sujas e outro para molhadas.

Semanalmente: Toalha de banho. Lençóis, se a criança precisar dormir no Recreio. Cobertor e travesseiro, se necessário. Para deixar na escola: duas mamadeiras pequenas ou dois copos com tampa de bico ou canudo (para suco e água).

Permanente: Escova de dentes e pasta dental (para quem almoça no Recreio).Saboneteira com sabonete ou sabonete líquido e pomadas especiais (se usar).

Uma camiseta para as atividades de Artes Plásticas, de manga comprida, dois números maior do que costuma usar.

Todos os pertences pessoais devem estar marcados com o nome da criança para evitar perdas e trocas.

As toalhas e os lençóis permanecem no Recreio até o término da semana, quando são devolvidos para serem trocados.

O uso do uniforme é opcional. Mas na secretaria há bermudas, short-saia, camisetas de manga curta e de manga comprida, calças e casacos de moletom, bonés..

As crianças devem vir para a escola com roupas e sapatos confortáveis, que possam se sujar sem restrição,que favoreçam sua movimentação, a exploração dos brinquedos de parque e dos espaços externos.

Todo material pedagógico, de culinária, de artes plásticas e outros necessários ao trabalho das áreas e do Projeto, é fornecido pelo Recreio, mediante pagamento de taxa.

 9. Adaptação

O período de adaptação da criança ao Recreio é discutido e combinado com os pais na entrevista inicial, acertando o horário de chegada em função de sua rotina e de suas necessidades, e quem vai acompanhá-la. O pai ou a mãe, ou outro adulto de referência, deve ter disponibilidade para permanecer no Recreio, pelo menos por uma semana, apresentando este novo espaço e particularizando os dados fornecidos na entrevista inicial. Nesta entrevista os pais recebem o texto Adaptação, elaborado pela equipe de coordenação, com dicas e orientações básicas para este período.

Por nossa experiência, este período transcorre tranquilamente para os pequenos (embora seja comum haver modificações em sua rotina), mas a escola se preocupa também com o acolhimento e a adaptação da família a essa nova fase. O período de adaptação é particularizado para cada criança, considerando as reações que ela vai apresentando no decorrer desse processo, tanto no Recreio como em casa.

 10. Observações

  1. Toda segunda-feira é Dia de Brinquedo de Casa. Nesse dia, as crianças podem trazer seus brinquedos, jogos, livros ou cds para que sejam compartilhados com o grupo. Evitar objetos muito grandes ou que contenham peças pequenas.
  2. O envio de comunicados é feito via correio eletrônico. Os pais podem também enviar e-mail com observações e solicitações para: recreio@escolarecreio.com.br.
  3. As crianças poderão ser recebidas no portão, quando houver necessidade.
  4. Tendo  questões e dúvidas sobre o trabalho, o cotidiano escolar e o acompanhamento de seu filho(a) procure a coordenadora do grupo ou a psicóloga do Recreio.
  5. No calendário estão marcados os eventos anuais do Recreio, férias, feriados e recessos.

 11. Valores

O valor da anuidade é diferenciado considerando o período de horas que a criança frequenta o Recreio e a forma de pagamento (à vista, em três vezes ou parcelas mensais)

O boleto bancário relativo às parcelas mensais é enviado por e-mail


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O Recreio foi fundado em 1982 e atende crianças de 4 meses a 6 anos, divididas em grupos, do Berçário ao G5, considerando-se a data de nascimento e as particularidades e necessidades de cada criança. Considera-se a seguinte regra quanto à faixa etária: julho de um ano até junho do ano posterior.
Os grupos têm número reduzido de crianças, o que nos permite um acompanhamento mais próximo do desenvolvimento de cada uma.
Cada grupo possui seu espaço próprio, planejado e organizado para oferecer materiais e situações educativas adequadas à faixa etária e ao processo de desenvolvimento individual e do grupo, bem como para acolher o grupo em particularidades de sua rotina.
Nossa proposta é acompanhar e participar do processo de desenvolvimento de cada criança, em todos os níveis: cognitivo, físico, emocional e social. Nosso trabalho se baseia primordialmente na troca afetiva, no respeito a cada uma e na vivência grupal.
Para acompanhamento do trabalho realizado no grupo, acontecem quinzenalmente reuniões dos educadores com a coordenadora pedagógica responsável, abordando tanto o trabalho desenvolvido com aquele grupo, como o acompanhamento de cada criança. Além disso, os educadores participam também de reuniões formativas quinzenais e de semanas pedagógicas semestrais com toda a equipe pedagógica.
Todos os educadores responsáveis pelos grupos têm formação acadêmica. Os auxiliares estão fazendo curso superior ou têm formação acadêmica.Um diferencial do Recreio no atendimento às crianças é promover momentos de interação entre os grupos para que crianças de diferentes idades possam brincar e pesquisar juntas. Nesses encontros elas podem conviver com as diferenças, se espelhar no outro e aprender e trocar entre iguais.