G3 visita Histórias da Infância e Playgrounds 2016

Na quarta-feira dia 01/06, o G3M foi visitar as exposições “Histórias de Infância” e “Playgrounds 2016” no MASP e fazer um piquenique no parque Trianon.

Durante os dias que antecederam nosso passeio, as crianças já estavam muito animadas: “Oba, vamos fazer um piquenique!”, “Que cor será que vai ser o ônibus?!”, “É amanhã o nosso passeio?”. Juntos, contamos em nosso calendário semanal os dias que faltavam para nossa aventura.

Mostrei a eles algumas imagens do museu para que pudéssemos nos preparar e fazer alguns combinados sobre a nossa visita. As crianças trouxeram diversas contribuições de outras idas a museus que haviam feito com seus familiares. “Eu já fui no museu!”, “No museu tem quadros”, “Não pode pôr a mão no quadro, senão ele pode cair na sua cabeça”.

Quando finalmente o dia chegou estavam realmente contentes, mas para algumas delas o momento da despedida antes de entrar no ônibus foi um pouco difícil. Ainda bem que estávamos munidos de nossos saquinhos da coragem! Assim que o ônibus partiu começamos uma cantoria com músicas do repertório do grupo que as ajudou a se acalmarem. Então iniciamos um jogo de observação do que víamos pelo caminho. “Vamos brincar de achar um ônibus?”, sugeriu uma das crianças. “Mas tem que ser um ônibus pequeno”, completou outra. Durante o trajeto não foram apenas os ônibus que fomos encontrando… “Olha, um mercado!”, “Eu vi um anjo”, “A gente vai cair!” (ao passarmos por um viaduto).

Ao chegarmos ao parque fomos direto para o parquinho, onde as crianças brincaram muito: balanço, gangorra, escorregador e muita corrida. Foi a maior diversão! A brincadeira estava boa, mas a fome já estava batendo e estava quase na hora de irmos para o museu, então fizemos uma parada para um piquenique delicioso: tinha banana, bisnaguinha e suco de maçã! Durante a comilança recebemos a visita de uma cadelinha que passeava pelo parque. As crianças adoraram e passaram a contar sobre seus animais de estimação.

Assim que acabamos de comer, partimos para o museu. Chegando na exposição “Histórias da Infância!” a primeira coisa que vimos foi uma estátua e uma foto de um garoto fazendo uma pose parecida com a desta, e as crianças também tentaram se colocar na mesma posição. Enquanto circulávamos pelos quadros, foram fazendo observações e comentários sobre as pinturas, desenhos, fotografias, colagens e esculturas. Levantaram hipóteses sobre a forma como foram feitos, expressaram suas impressões estéticas e discutiram sobre seus significados ou sobre o que representavam. “Olha esse quadro que bonito”, “Parece que o quadro tá brilhando!”, “Esse parece o pula-macaco”, “Ó, tem rosa, rosa, azul, azul, amarelo…”,”Por quê eles estão chorando?”, “É porque aquela menina morreu”. Os comentários e discussões que surgiram foram muito ricos!

Depois de tanta coisa as crianças já estavam ficando cansadas, mas quando chegamos à exposição “Playgrounds” a energia voltou à toda e eles aproveitaram para brincar bastante. Subiram no trepa-trepa, exploraram o equilíbrio no circuito, empilharam as estruturas de madeira e giraram no carrossel. Ufa! Agora sim, que canseira!
No ônibus de volta ainda sobrou um pouco de energia para retomar alguns acontecimentos do nosso dia e brincar com o colega sentado ao lado. Foi um dia muito gostoso e a postura destes pequenos em cada um dos momentos de nosso passeio foi incrível!

[ngg_images gallery_ids=”102″ display_type=”photocrati-nextgen_pro_horizontal_filmstrip” ngg_triggers_display=”never”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *