Home   Centro de Encontros   Conteúdos Roda de Babás

Conteúdos Roda de Babás

Gostaríamos de partilhar com os pais e as babás, participantes do encontro ocorrido em 20 de Maio, alguns conteúdos abordados e quais questões mais se destacaram, aproveitando o fórum de troca que a escola propicia. 

Desde já agradecemos a confiança dos pais e a abertura e participação de todas as babás, posturas estas que foram marcantes no nosso estudo.

Quanto aos conteúdos:

  • Destacamos a importância de cuidarmos da nossa saúde mental, emocional e física. Fizemos uma prática corporal composta por alongamento, respiração e automassagem, oferecendo bolinhas como um instrumento de autocuidado.
  • Tivemos a possibilidade de aprofundar sobre a importância do acolhimento e escuta da criança, buscando o entendimento do que realmente as crianças estão sentindo e do papel fundamental do adulto de, a partir desta escuta, ajudar a criança a se organizar, lembrando-se de três necessidades básicas da criança – sono, fome e a brincadeira.
  • Presença, relação e respeito foram destacados no encontro todo. À medida que fomos vivenciando o curso, aproveitamos a própria experiência do momento para firmarmos estas bases.
  • Autonomia – Um grande valor na formação da criança. É importante para todos? Como construímos esta postura?
  • Birra e limites – Estudo de temas que nunca esgota… Buscamos repetir de várias formas algumas referências: acolher – escutar (entender verdadeiramente o desejo) – oferecer apoio (ajuda e proposta para o novo momento) – não dar atenção para chiliques (“quando você se acalmar, conversamos”).
  • Rotina – A importância da organização do tempo e espaço. A antecipação das coisas para a criança entender o que esperamos dela e para ela poder se autorregular.
  • Brincadeira – A relação lúdica. Linguagens: Faz de conta (cabanas, fantasias, cantinhos); Construção de brinquedos; Massinha; brincadeira corporal e música. Acabamos por optar pela vivência desta última linguagem no lugar de histórias.
  • Por fim, conteúdos que foram pedidos pelos pais e que não foram aprofundados: Embate entre irmãos, estímulos aos bebês (abordamos posições corporais e autonomia), como entrar e como sair da brincadeira (seria necessário maior aprofundamento).

Questões que merecem reflexão e constantes ajustes:

  • A comunicação e combinados são fundamentais entre todas as pessoas que atuam com a criança; neste caso, principalmente, pais e babás. A rotina e a formação da criança é composta por muitos detalhes que precisam ser partilhados e combinados: A criança come sozinha? Se troca sozinha? Como todos lidam com limites?
  • Qual o tempo que babás e pais possuem para trocar sobre isto?
  • A criança fica confusa quando há várias pessoas que respondem por sua ação em dado momento. É importante uma sólida parceria ou alguém “sair de cena” para a criança saber a quem recorrer ou com quem pode contar.

  • É importante a criança entender que, apesar de a babá apoiá-la em suas necessidades, aquilo que ela já conquistou, deve fazer de forma autônoma (sempre que possível).
  • É importante os pais ajudarem a criança a perceber que o respeito à babá faz parte dos valores da casa e, por sua vez, a babá saber se colocar, lembrando-se do vínculo estabelecido com a criança e combinados feitos diariamente.
  • Todos vivemos um momento de muitas tarefas. É importante a rotina da relação babá – criança estar organizada para haver realmente tempo de uma relação de respeito, escuta e brincadeira.
  • É necessário haver combinados entre pais e babás quanto à organização do espaço para a brincadeira da criança e também quanto à responsabilidade da criança na construção da brincadeira – com o que pode brincar; a importância de guardar brinquedos…

Para finalizar, a Roda de babás trouxe a constatação da importância das pessoas que estão envolvidas na formação das crianças terem um espaço para serem acolhidas, refletirem sobre tantos desafios que surgem diariamente e também trocarem estratégias de brincadeiras.

Aqui vão algumas fotos dos nossos momentos. Foram bem gostosos! Gratas a todas as Babás e Cuidadoras de crianças pelo interesse e alegria!

Ficamos à disposição!

Claudia e Carol

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*