Home   Grupos   BRT   Contação de Histórias no Berçário Tarde

Contação de Histórias no Berçário Tarde

Ao se aproximar dos livros, os pequenos vão descobrindo um mundo novo, cheio de surpresas. As páginas junto à narrativa e às ilustrações, vão situando as crianças sobre o desenrolar da história. Olhares atentos e curiosos, corpo participativo, gestos e expressões faciais mostram que a experiência está sendo significativa e divertida. 

É nítida a alegria de cada um na contação de histórias. Cada um a seu modo interage com o livro: uns observam atentamente, outros se aproximam deste e outros se comunicam a partir de gestos e sons.

Aqui no berçário contamos histórias diariamente. e as crianças estão reconhecendo cada vez mais as narrativas, parecendo esperar a página que vem a seguir. Aguardam ansiosamente o ápice de cada história e cada vez mais interagem com as ilustrações e com os personagens.

Além da oralidade utilizada nas contações, costumamos usar outras linguagens também, como a corporal, a facial e o tom de voz, para marcar os momentos do enredo. As crianças imitam os sons, os gestos e as expressões das educadoras. No livro A pequena tartaruga verde, da Brinque-Book, aparecem alguns animais que representamos utilizando movimentos corporais: a girafa e seu longo pescoço (elevamos o livro), o flamingo com suas grandes asas de penas rosadas (batemos as asas com os braços), a zebra com suas pernas longas (fazemos o barulho de correr e movimentamos o livro horizontalmente, como se a zebra estivesse correndo); estes são alguns exemplos do que fazemos ao narrar uma história.

O nosso ritual para iniciar a roda é cantar a música Uma história da Palavra Cantada e convidá-los a participar desse momento gostoso de compartilhar histórias já conhecidas, ou de conhecer novas.

Ao final da narrativa, oferecemos livros que podem ser manuseados pelos bebês.

Abaixo a letra da música inicial e a lista de alguns livros preferidos.

Ao final, um vídeo com momentos das histórias que registramos.

Uma história
Palavra Cantada
Eu vou te contar uma história, agora, atenção!
Que começa aqui no meio da palma da tua mão
Bem no meio tem uma linha ligada ao coração
Quem sabia dessa história antes mesmo da canção?
Dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão…

Indicações literárias:

Um elefante se balança…
Autor: Marianne Dubuc
Editora: DLC

A pequena tartaruga verde
Ilustração: Adam Relf
Editora: Brinque-Book

Vai embora grande monstro verde!
Autor: Ed Emberley
Editora: Brinque-Book

O sapo bocarrão
Autor: Keith Faulkner
Editora: Companhia das Letrinhas

 

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*