Home   Brincadeiras   Brincadeiras – Cultura Indígena

Brincadeiras – Cultura Indígena

Este semestre o G5T pesquisou sobre Cultura Indígena. Projeto importante para as crianças que têm a oportunidade de conhecer, pesquisar e vivenciar uma cultura diferente da nossa, com outros costumes, crenças, danças e brincadeiras. Puderam realizar pesquisas em casa e na escola, além de visitar a Toca da Raposa, vendo de pertinho elementos da cultura dos índios Ikpeng como, instrumentos de caça, comida, danças, lutas e os próprios indígenas.

Com este projeto as crianças descobriram uma forma diferente de estar e se relacionar no mundo e, aos poucos a curiosidade foi crescendo e as perguntas também: “Por que eles estão pelados?”; “Onde eles compram brinquedos?”; “Como se pintam?”; “Como são as casas deles?”. E a cada pergunta, uma nova pesquisa era feita o que foi ampliando o repertório de conhecimentos e de brincadeiras desses pequenos.

Aprenderam que os índios constroem muitos dos seus brinquedos com materiais naturais, como palhas, folhas e madeiras, que suas casas se chamam Ocas, seu médico Pajé e que se enfeitam com colares e cocares e se pintam com cores naturais vindas do Urucum (vermelho) e do Jenipapo (preto).

E no meio de tantas descobertas brincamos muito de faz de conta e aprendemos algumas brincadeiras indígenas, com a ajuda do livro “Jogos e brincadeiras na cultura Kalapalo”, como Arranca Mandioca, Corrida de um pé só, Uca Uca, Peteca e Cabo de Guerra. Esta última o G5 resolveu contar e mostrar para vocês como é através de um vídeo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*