Passeio à Companhia dos Bichos

Quanta expectativa para que o dia do nosso passeio chegasse logo! As rodas que antecederam esse momento foram especiais e assim, todos nós pudemos curtir juntos os preparativos.

– “A gente já vai agora?”
– “De ônibus?”
– “O ônibus já está aí?”
– “Tem cavalo?”
– “Tem coelho?”

O grande dia chegou e as crianças estavam empolgadas para entrar logo no ônibus. Os pais se despediram, os pequenos ataram os cintos, e lá fomos nós na companhia da Lú e do motorista Roberto, rumo à primeira aventura do grupo. As crianças estavam felizes e, uma ou outra que demonstrou ficar mais sentida na despedida, logo ficou bem.
Andar de ônibus foi a primeira grande sensação, alguns curiosos já foram logo olhando pela janela, conversando e observando muitas coisas ao longo do trajeto – “Olha um ônibus!” – “Grande!”; – “A Polícia”; “Não. É o bombeiro.”- “O Lago“ (Rio Pinheiros); – “A moto!”… Tantas eram as informações que ninguém cochilou. Quando viram, já estávamos lá – “Já chegou?”; “A gente está aqui?”

Fomos recebidos pelo monitor “Sérgio Faísca” (o Faísca), que nos acompanhou durante todo o passeio e foi acolhido de um jeito especial pelas crianças! Começamos com uma roda para tomarmos água e retomarmos alguns dos nossos combinados. A seguir iniciamos a nossa visita… Gostoso foi ver a expressão de cada um nesse momento, enquanto circulavam “soltos” e confiantes pelo espaço. Como estão crescidos!

Observamos um grande painel com vários animais da selva e do sítio – “A zebra!”; – “O elefante.”; – “Tem vaca.”; – “Olha aqui, oh, o cavalo.” Esse grupo tem muito interesse pelos temas “Animal”, “Natureza…”. Passamos pela casa da vovó que mora lá faz muito tempo e de repente… – “Carol, olha lá a vaca!”; – “Tem cavalo”; – “O pato!”. Quanta alegria! Não sabiam para qual lado olhar. A maioria das crianças demonstrou proximidade com animais e elementos do sítio, fazendo observações e comentários. Fizemos uma parada para irmos ao banheiro e a seguir tomar lanche. Que delícia foi comer naquela mesa grande, todos juntos!

Passamos para ver a ema, o avestruz e o pavão que abriu a sua linda cauda para nós. Mal dava para esperar para ver o berçário, com os filhotes e poder pegá-los no colo. Alguns se sentiram à vontade para tal, outros preferiram agradá-los enquanto estavam no colo dos colegas. Foi difícil sairmos de lá, queriam ficar mais tempo com os bebês. Depois vimos os cavalos, os carneiros, as galinhas. Houve até quem se candidatou para segurá-las no colo enquanto “Faísca” colhia os ovos. Divertiram-se em meio ao som das galinhas e de um lindo galo “Cocoricó”. Mas, dar cenoura para os coelhos encantou a todos, pois eram muito grandes e “fofinhos”. Algumas crianças quiseram pegar o palito de cenoura de volta e foi uma disputa para ver quem tinha mais força, parecia um verdadeiro “cabo de guerra”; alguns coelhos venceram…

Tiramos leite da vaca “Mú”, vimos os búfalos e fomos então para uma trilha no bambuzal – “Eu já vi o Saci.” Curtiram andar, procurar os sacis e depois deitar-se em uma clareira e aproveitar a paisagem naquele local fresquinho. Mas, o passeio de charrete nos aguardava. Pelo caminho tiveram uma surpresa, o pega-pega com Faísca, que ao final lhes deu uma “chuva” de esguicho, que farra! Brincamos no parquinho enquanto aguardávamos a vez de andar de charrete, puxada pela “Branca de Neve”. Queriam andar mais, foi um sucesso! Algumas crianças até pediram para fazer um carinho na égua depois.
Infelizmente nosso passeio chegava ao fim… Fomos almoçar e depois aproveitamos o cantinho com desenho, história e algumas cantorias. Passamos na casa dos macacos e andamos no túnel das formigas e… Rumo de volta ao Recreio!
As crianças estavam animadas e empolgadas com o que viveram e por andar mais uma vez de ônibus. Na volta para a escola, algumas conversaram um pouco, mas depois preferiram dar uma relaxada; teve quem dormiu profundamente. Quando chegamos, os pais do período da manhã já estavam à espera das crianças, que ficaram contentes em vê-los. Houve quem continuou a dormir na sala de sono para continuar no período da tarde.

Foi realmente uma manhã especial, todos aproveitaram muito e a prova disso é que continuam a nos contar e a comentar muitas coisas sobre o passeio.

As crianças gostaram muito e nós também! Agradecemos a parceria e confiança de vocês!

Carol, Ana e Equipe de Coordenação

[ngg_images gallery_ids=”84″ display_type=”photocrati-nextgen_pro_horizontal_filmstrip” ngg_triggers_display=”never”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *