Caixas e Cabanas – G1T

Nossa brincadeira com panos e cabanas começou logo no período de adaptação deste segundo semestre. Nesta época, fomos montando cabanas ou cortinas de tecido nos espaços e as crianças imediatamente começaram a brincar interagindo com este material. Brincavam de atravessá-los engatinhando, andando ou correndo; brincavam de se esconder uns dos outros numa gostosa e importante interação.

As cabanas tiveram importante papel de reunir e acolher este grupo que se formava. Percebemos que nesses cantinhos aconteciam encontros, descobertas, pesquisas e interação das crianças com os brinquedos disponíveis ali. Passamos então, a montar esse “cantinho” para ouvir histórias, folhear livros, fazer cantorias com instrumentos musicais, entre outras brincadeiras.

Assim, além de montar nossas cabanas de pano, passamos a organizar os espaços com intervenções de caixas de papelão e trouxemos também outros materiais não estruturados, como papelão, caixas pequenas, garrafas pet, jornal… Materiais que propiciam uma série de explorações e brincadeiras para todas as crianças. Além do esconde esconde nas caixas grandes, muitas explorações e construções aconteceram e acontecem com as caixas pequenas.; As crianças as colocam lado a lado, tentam equilibrar-se em cima delas, brincam de construção e de transformá-las em casas, prédios, cavalos… Cada criança em sua pesquisa.

Além disso, cuidamos de pintar e marcar com as crianças cada um destes elementos. E elas se envolveram bastante neste fazer: descobriram marcas que faziam com escovinha de cabelo, com rolinhos e, principalmente, com as mãos.

Todas estas experiências e explorações encantam esses pequeninos, fazem parte da nossa rotina e foram muito significativas na constituição do grupo; por isso, foi este o projeto que elegemos para compartilhar na V Mostra Cultural do Recreio. A seguir um pdf com fotos que retratam um pouco deste processo.

Aproveitem!

Cleide, Marina e Laura.
[pdf-embedder url=”https://www.escolarecreio.com.br/wp-content/uploads/2015/11/caixas_e_cabanas.pdf”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *