Relato e Fotos do Acantonamento

“Não precisa lavar meu bumbum que eu já sei lavar sozinho” ; “Na minha casa não tem touca de banho” ; “Pronto! Esse é o meu lençol”; “Pode deixar que eu já sei qual roupa eu vou colocar”; “Essa lasanha tá um pouco durinha… É que ela tá crocante!”; “É verdade que vai ter sorvete na escola?”; “Olha o anel que eu ganhei no caça ao tesouro!”; “A escola à noite é mais legal que de dia!”; “Será que essa tempestade vai virar furacão?”

Nossa! Quantas emoções…  As crianças viveram o acantonamento de forma intensa. Na realidade a emoção começou antes do acantonamento propriamente dito começar. Nos grupos, decidiram qual o sabor do sorvete, o que apresentariam no Sarau, desenharam o jogo americano, escolheram próximo a quem gostariam de dormir e conversaram sobre as lanternas e roupas que trariam. No dia, a empolgação era enorme, o desejo por viver a aventura estava grande, mas, às vezes, um pouco misturado com um medinho…

Bom, munidos de coragem e com animação, “começaram o acantonamento” participando de cantinhos, uma boa forma de as crianças dos dois grupos interagirem, depois aproveitaram para brincar na areia e puderam acompanhar a escola escurecendo. A brincadeira estava boa, mas demos uma pausa para preparar o jantar. Alcione nos ensinou como fazer a lasanha e todos, sem exceção, colocaram literalmente as mãos na massa.

Lasanha no forno…  Chegou a hora de um momento muito esperado: O sarau! O G4T recitou uma parlenda (Salada, Saladinha), que a avó da Luiza havia ensinado ao grupo, e também a Música Carimbador Maluco. Já o G4 da manhã, apresentou as músicas Exagerado e Meu Limão, meu Limoeiro , de Wilson Simonal. Além disso, algumas crianças fizeram apresentações solo. Como estavam felizes!

Após o Sarau, outro dos momentos preferidos da noite, a brincadeira de Polícia e ladrão. Se dividiram em dois grupos e, com lanterna na mão, brincaram desse esconde-esconde coletivo.

Às 20h30 a fome era grande e todos comeram muito bem, serviram-se de lasanha e sentaram-se  todos numa grande mesa e,  enquanto comiam, aproveitaram para conversar sobre as experiências que estavam vivendo. A sobremesa foi sorvete, de creme e chocolate, e muitos experimentaram os dois sabores. Satisfeitos e com a barriga cheia, hora do Caça ao tesouro! As pistas estavam no pátio da frente, no brinquedão, no gira-gira e na oficina e o tesouro… na sala do G.O!

Depois do Caça ao tesouro, filme e banho! Enquanto alguns assistiam Meu Malvado favorito, outros tomavam banho e havia aqueles que já estavam capotando! Às 23h00 começaram a dormir e às 24h00 o último par de olhos se fechou. Alguns acordaram assustados com a chuva, raios e trovões, mas acolhidos, dormiram novamente.

Às 6h00 a primeira criança despertou e em seu rostinho, um brilho nos olhos de pura alegria! Orgulho e satisfação, além de felicidade foram sentimentos que percebemos em cada uma das crianças. Depois de se vestirem, ajudaram a arrumar a mesa para o café da manhã e o resto vocês puderam ver e partilhar durante o café da manhã!

Para a equipe que acompanhou de perto as crianças, uma frase comum a todos foi: “Nossa! Como estão crescidos!” Saímos do Recreio no sábado pela manhã, felizes e orgulhosos.

[ngg_images gallery_ids=”72″ display_type=”photocrati-nextgen_pro_horizontal_filmstrip” ngg_triggers_display=”never”]