O Jardim do G2

O jardim em frente à sala do G2 é um espaço muito querido pelas crianças do grupo 2.
Que boa novidade habitar uma sala espaçosa com um jardim pertinho, que delícia poder escolher um brinquedo e levá-lo para fora, esconder-se em baixo da rampa ou correr um pouco pelo espaço. Quantas brincadeiras, descobertas, conversas, histórias aconteceram lá! Passamos bons momentos neste espaço.

As crianças exploraram muito as possibilidades do jardim, brincaram na rampa, correndo a toda velocidade por esta, passando por baixo e se escondendo, experimentaram sua inclinação com bolas e carrinhos, pesquisando velocidades e obstáculos. Aos poucos as corridas e os esconderijos passaram a ser estratégias para fugir do Lobo. E haja imaginação!

Promovemos brincadeiras com regras que reuniam todo grupo , como “Tá pronto, Seu lobo?”, “Esconde-esconde” e, recentemente, Mamãe-polenta, brincadeira que aprendemos com o grupo 4. Uma diversão só!

O jardim também foi palco de brincadeiras de faz de conta. Descobriram e inventaram enredos e papéis… foram papais, mamães e filhinhos, conversaram e negociaram muito! Não podemos nos esquecer dos bailes realizados ali, sempre com música, instrumentos, panos para se fantasiar e maquiagem.

A experiência mais recente vivida no jardim do G2 e que vem conquistando as crianças, é o cuidado com as plantas e os temperos. O grupo, já há algum tempo, demostrava interesse pelas plantas, e queriam usá-las em suas brincadeiras! Sugerimos, então, plantar algumas mudinhas para que pudéssemos brincar e também cuidar, combinando com elas quais plantas poderíamos pegar. O dia do plantio foi muito aguardado, separamos pás e regadores e tivemos grande ajuda, do professor Diego, do G4M! Que nos ajudou a cavar os buracos para plantarmos e apresentou os temperos ao grupo. As crianças sentiram os cheiros, algumas experimentaram folhinhas do manjericão e lembramos juntos da música do alecrim. Diego nos contou também como pegar com cuidado as folhas, para não arrancar a raiz, e que podemos regar as folhas só quando não estiver muito sol.

O G2 adora regar as plantas, um momento de cuidado especial para o grupo! Passadas algumas semanas do plantio, experimentamos colher os temperos. Foi bonito ver a delicadeza delas em pegar as folhinhas para as comidinhas e misturas com terra, folhas secas e água. Tão bonito quanto foram os seus comentários: “Que comida cheirosa!”, “Olha, o que eu tô fazendo!”, “Vou pegar um pouco de alecrim!”… Tudo com muito zelo.

Esperamos brincar ainda mais com os temperos no próximo semestre e preparar mais comidinhas, escolhendo e cuidando do que plantamos e cultivando juntos mais plantinhas e hortaliças.

[ngg_images gallery_ids=”46″ display_type=”photocrati-nextgen_pro_horizontal_filmstrip”]