Música no G1 Manhã

Neste semestre que passamos juntos, pudemos compartilhar (Eu, Regina, Laura e as crianças Alice, Daniel, Dom, Luna, Maria Luiza, Martim e Olívia) brincadeiras que fizeram do nosso dia a dia aqui no Recreio, momentos muito alegres, divertidos e cheios de novos aprendizados.

Fizemos melecas, brincamos de correr, esconder, cavar buracos na areia, fazer “bolos” de areia, dar banhos nas bonecas, girar no gira-gira, fazer brincadeiras de roda, plantar, se desafiar nos brinquedos do parque… Quantas experiências!!!

As crianças do G1 não pararam de brincar nas nossas manhãs; e dessas brincadeiras e experiências todas, escolhemos compartilhar com vocês neste registro, um pouco das Brincadeiras Cantadas e Dançadas e também de outras propostas e vivências musicais, como as aulas de música e a Caixa Surpresa de Instrumentos.

No universo das brincadeiras tradicionais da infância, aquelas que nossos avós nos ensinavam quando éramos crianças – e que respeitam a criança como criança – existem as que se valem do canto, ou seja, da voz unida a uma melodia e também a expressão corporal. Nestas brincadeiras as crianças movimentam seus corpos com alegria e espontaneidade e também reproduzem a sua maneira, os gestos indicados pela letra da música. Então, quando a música sugere que a gente imite um camaleão, um sapo, ou dê pulos e giros, as crianças usam toda sua criatividade para tentar fazê-lo. E elas adoram!!!

Estas brincadeiras acontecem em muitos momentos de nossa rotina e também em nossas aulas de música com o professor Thiago. Nestas, brincamos de fazer roda, de cantar cantigas e também exploramos os sons dos vários instrumentos musicais que temos no G1. Thiago também procura trazer violões, tambores e flautas, entre outros, para tocar para as crianças e para elas terem a oportunidade de entrar em contato estes, ampliando assim sua vivência musical.

Com isso, aproveitando o grande interesse das crianças por esses instrumentos, propus a elas uma brincadeira que chamei de “Caixa Surpresa de Instrumentos”. Nesta brincadeira escondo os instrumentos debaixo de um pano e faço o som de cada um para eles escutarem. Depois eles apalpam este instrumento com as mãos e só então revelo o instrumento que estava escondido, cantando uma música específica para esta brincadeira.

Segundo Lydia Hortélio, grande pesquisadora das músicas tradicionais da infância, o brincar e as músicas do brincar são a origem da formação da identidade do ser humano e da cultura nacional. Nas palavras dela: “É inestimável o valor do exercício espontâneo da música na infância, uma música onde a palavra, a cantiga, o movimento e o outro se interligam na alegria do brincar.” E é por isso que valorizamos tanto as brincadeiras cantadas e dançadas aqui no Recreio. Acreditamos que as brincadeiras e a música tradicional da infância são uma forma muito especial de se fazer uma educação para a sensibilidade, que tem por princípio a construção de valores mais humanos.

E para que vocês possam brincar e cantar com seus filhos em casa, estamos mostrando uma parte destas experiências e de nosso repertório musical registrado em vídeo. Assim, vocês podem se divertir com eles assim como nós nos divertimos, vendo a alegria em suas expressões quando os convidamos para estas brincadeiras.

Aproveitem muito!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *