O Quintal do GO

Crianças: Alice, Ayla, Bianca, Camila, Fernanda, Gustavo Souza, Gustavo Genga, Lorena, Maria Carolina, Marina, Matheus, Mila, Oliver e Rafael.

Já estamos no final do semestre e gostaríamos de partilhar com vocês um pouco das experiências vividas pelo grupo até aqui. Optamos em trazer o “Quintal do GO”, como um espaço que tem possibilitado que as crianças se aproximem uma das outras ainda mais, em meio às aventuras, descobertas e desafios.[slideshow=34,650,480]

“Olha lá!” (enquanto uma criança aponta na direção do mamoeiro)
“Vem!” 
“Olha! Lá em cima.” (Ana aponta em direção ao topo da árvore e várias crianças se aproximam). 
– “Que fruta será aquela? Alguém já viu, conhece?” (as crianças ficam em silêncio)
Depois de um tempo… (todos olhando para cima)
“É mamão.” (Ana) 
“É a minha fruta preferida.” (disse uma criança). “Eu vou trazer. Aqui na escola.” (a data para trazer a fruta preferida estava bem próxima e ela disse ser mamão).
“Tá alto!” 
– “Que tal a gente perguntar para o Sr. Dadá se ele pode colher o mamão? Podemos pegar um para experimentar depois. Vocês querem?” (Carol)
– “Sim!”; “Sim!”
De repente…
“Olha!” (criança aponta para o gramado, lado oposto ao mamoeiro) 
– “Pipiu!”
“Alguém conhece esse pássaro?” (Carol)
Silêncio….
“É uma pomba!” (Carol)
“Uma pombinha?!”

Quanta empolgação! Acompanharam a movimentação dessa pombinha por muito tempo. Foi um episódio tão marcante que fizeram até uma música e ninguém ficou de fora no momento do coro:
“Pombinha? Cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!” Algo que se repetiu várias vezes.  

Inúmeras têm sido as possibilidades de exploração corporal para esse grupo observador, sensível e divertido. Acharam até um jeito de correr nesse espaço, ao redor do “pergolado” coberto, uma brincadeira e tanto para as crianças desse G2 que se revelam verdadeiros corredores. Demonstram se organizar cada vez mais espacialmente, sendo raras as “trombadas”, pois mesmo quem fica de fora e resolve entrar de última hora, acompanha a movimentação dos colegas, indo no mesmo sentido. Alguns se cansam logo, de tanto dar risadas. 

Os saltos coletivos também têm sido frequentes e exigem concentração, equilíbrio e sincronia para que a maioria das crianças salte ao mesmo tempo, enquanto alguns contam alto – “Um, dois e… ”; “Já!”; “Um, dois, três, já!”. Alguns ainda precisam acabar de se ajeitar, não se sentem prontos – “Espera ai!”; “Faz de novo!”. 

Outro desafio que exige bastante equilíbrio e coordenação tem sido andar pelas muretas estreitas enquanto se seguram nas telas. Algumas delas são mais altas e é preciso que estejamos bem próximas para ajudar, caso precisem; combinado que retomamos frequentemente para esse grupo que é bastante destemido. 

Para além dessas explorações, o Quintal do GO tem propiciado e ampliado ainda mais as marcas, um interesse comum para esse grupo, contribuindo para as explorações e descobertas do nosso Projeto “Marcas”. Na coleta de elementos naturais demonstram sensibilidade, e fazem suas escolhas enquanto pegam as flores e folhas do chão sem “machucá-las”, para depois compor uma colagem coletiva, disponível durante o tempo que ficamos no espaço. A possibilidade de revisitar a colagem, entrar e sair da atividade, vem contribuindo para certa organização do grupo; alguns se movimentam, colhem, outros estão imersos na obra, nas suas pesquisas mais individuais. É notável o “cuidado” no sentido de não atropelar; e ou pisar nos elementos já colados. Eles estão se percebendo mais, a si e ao outro, se autorregulando e organizando suas ações coletivas.

Que gostoso tem sido desenhar com giz de lousa no imenso portão azul e deixar seus registros. Demonstram mais intencionalidade no traçado e olhares que acompanham atentos toda essa movimentação das mãos, enquanto buscam por traços mais precisos e fiéis no momento de fazer a silhueta das próprias mãos e também a dos colegas. Alguns já descobriram que é possível apagar tudo e desenhar novamente, o que tem sido apreciado por eles, devido ao sombreado que surge ao se apagar o traçado, gerando um pano de fundo para nova produção. 

É muito gratificante vê-los tão envolvidos em suas descobertas e partilhando-as com os colegas, ampliando suas parcerias, ao mesmo tempo em que mergulham também nas suas pesquisas individuais. Cada um a seu tempo e a seu modo vem contribuindo para que o grupo se constitua como tal, enquanto criam suas próprias brincadeiras. Temos muito a descobrir ainda no quintal do GO! Provavelmente, dentro em breve, receberão nosso convite para vivenciar esse espaço na finalização com as crianças. Aguardem!!!

Carol, Ana e Equipe de Coordenação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *